PMPI lança o 1º Curso Superior de Polícia e marca a formação de oficiais
O curso tem carga horária de 600 horas-aula, com modelo híbrido, com atividades presenciais e à distância, em parceria com a Universidade Estadual do Piauí.
Nessa segunda-feira (04), em comemoração ao avanço histórico nos 190 anos da corporação, a Polícia Militar do Piauí deu início ao 1º Curso Superior de Polícia (CSP). A cerimônia foi realizada no auditório do Colégio da PMPI, em Teresina, contou com a participação de 79 oficiais, incluindo membros da PM do Piauí, Roraima e do Amapá, e também representantes do Ministério Público.
O curso tem carga horária de 600 horas-aula, com modelo híbrido, com atividades presenciais e à distância, em parceria com a Universidade Estadual do Piauí. Correspondente a uma especialização lato sensu de Gestão Estratégica em Segurança e Ordem Pública, com previsão de conclusão até o final deste ano.
Conforme nova legislação estadual, a formação é voltada a tenentes-coronéis e agora é uma exigência legal para a ascensão ao posto de coronel. O conteúdo do curso abrange várias áreas estratégicas.
O coronel Mota, diretor pedagógico do CSP, relatou que o curso representa um intercâmbio entre as forças de segurança do país. “Essa especialização é fundamental para preparar os oficiais que irão assumir o alto comando da corporação. Além dos oficiais da PMPI, temos participantes do Ministério Público e representantes das PMs do Amapá e Roraima, o que fortalece a integração e a troca de experiências entre as instituições”, destacou.
A aula magna foi ministrada pelo conselheiro Kennedy Barros, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). De acordo com as mudanças na Lei de Ensino da PMPI, aprovadas entre 2023 e 2024, o Curso Superior de Polícia passou a ser exigido como pré-requisito para a progressão na carreira.
Por: Kauwany Araújo
Polícia Militar do Piauí (PMPI)
Universidade Estadual do Piauí - UESPI
-
Acidente entre carro e bicicleta deixa uma pessoa morta em Altos
De acordo com informações, o acidente aconteceu na manhã deste sábado (18). -
Homem condenado por tráfico de drogas em Mato Grosso do Sul é preso em Teresina
O crime ocorreu em 2016 e a pena será de cinco anos e 10 meses -
Operação policial prende duas pessoas e apreende arma e drogas em Teresina
A dupla tentou fugir da abordagem policial na Vila Nailândia e também é investigada por possível participação em homicídio na Vila Bagdá -
Homem é preso por tráfico de drogas durante Operação Raio na zona Leste de Teresina
O suspeito foi flagrado com porção de cocaína após abordagem a veículo; arma de fogo também foi apreendida em imóvel investigado durante a ação policial -
Justiça do Piauí converte prisão temporária do fundador da DF Group em preventiva
A prisão temporária foi convertida em preventiva após Justiça acolher representação da Polícia Civil.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir