Viagora

Prefeito de Nazária Ubaldo Nogueira é acusado de comprar votos para sua reeleição

"Eu não posso responder nada porque não estou sabendo de nada, quando chegar a denúncia, vou prestar depoimento", disse Ubaldo.

A Coligação “a Esperança do Povo”, partido dos Trabalhadores de Nazária e o candidato a prefeito de Nazária Osvaldo Bonfim ingressaram com uma ação de investigação judicial por abuso do poder público e econômico contra o prefeito reeleito Francisco Ubaldo Nogueira.
Imagem: ReproduçãoPrefeito de Nazária e candidato à reeleição, Ubaldo Nogueira(Imagem:Reprodução)Prefeito de Nazária, Ubaldo Nogueira

A ação também foi contra o candidato a vice-prefeito Joaquim Nonato da Silva Filho e o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Demétrio Coutinho de A. Matos.

De acordo com a denúncia, os três são acusados de compra de votos através de oferta de dinheiro, empregos e até um alvará de funcionamento de um trailer.

Segundo a denúncia, Maria de Jesus Soares da Silva possui um trailer de lanches no município de Nazária e por muito tempo, Maria pedia alvará de funcionamento à prefeitura, mas sempre lhe era negado. Em junho deste ano, o secretário de Desenvolvimento Econômico Demétrio Coutinho teria lhe procurado com um alvará de funcionamento nas mãos, mas com validade até o mês de outubro de 2012. A dona do trailer disse que não pagou nenhuma taxa referente ao alvará. “Nota-se que o alvará compreende quase que somente o período eleitoral, demonstrando, inegavelmente a intenção de captar ilicitamente o voto da eleitora beneficiada”, diz trecho da denúncia.

Ainda segundo a denúncia: “Já durante a campanha, aproximadamente entre o final de agosto e começo de setembro, foi procurada pelo cabo eleitoral e assessor de imprensa do candidato representado, perguntando se a mesma poderia recebê-lo (já na intenção de cobrar o “favor” pelo alvará). É salutar informar que nenhuma outra pessoa que desenvolve comércio no mesmo lugar que a Srª Maria de Jesus recebeu alvará. Assim, configurado está a captação ilícita de sufrágio, no fornecimento de alvará somente para período eleitoral”.

Além da denúncia de alvará de funcionamento de trailer em troca de voto, na AIJE também consta oferecimento de dinheiro e ameaça à eleitora Maria Santana Nunes Sousa, entrega e oferecimento de dinheiro em troca de voto para a eleitora Antonia Iranildes Nunes Sousa, oferecimento de dinheiro em troca de voto para o eleitor Ocenilton Gomes Barbosa e entrega e oferecimento de dinheiro e emprego à eleitora Leida Maria Pereira.

Todos os eleitores citados na denúncia prestaram depoimento à Procuradoria Regional Eleitoral no Piauí.

Outro lado

O prefeito reeleito Ubaldo Nogueira falou sobre as acusações, mas o mesmo informou que não tinha como prestar informações porque não tinha conhecimento da denúncia. "Eu não posso responder nada porque não estou sabendo de nada, quando chegar a denúncia, vou prestar depoimento, pois vai ser preciso apurar de onde vem as acusações", se limitou o prefeito

O secretário Demétrio Coutinho e o candidato a vice Joaquim Nonato da Silva Filho, conhecido como "Tropi", foram procurados para se manifestarem sobre o assunto, mas os mesmos não foram localizados.
Facebook
Veja também