Viagora

Convocação de suplentes pode desequilibrar finanças na Câmara de Teresina em 2013

Edvaldo Marques disse que a estrutura suporta, no máximo, 31 parlamentares.

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarEdvaldo Marques(Imagem:Reprodução)Edvaldo Marques
O presidente da Câmara Municipal de Teresina revelou preocupação com a convocação de vereadores para ocuparcargos no executivo. Segundo ele, a convocação resultará no ingresso de suplementes, o que poderá comprometer o equilíbrio financeiro do legislativo municipal. Atualmente existem 21 vereadores e, a partir de 1º de janeiro, oito novos vereadores farão parte da Câmara Municipal de Teresina, totalizando 29 cadeiras.

Segundo Edvaldo Marques, a estrutura física da Câmara é composta por 31 gabinetes. Dessa forma, a estrutura comportaria apenas a convocação de dois vereadores eleitos e o consequente chamamento
de dois suplentes. O prefeito eleito, Firmino Filho (PSDB), ainda não anunciou os nomes da equipe que irá compor o secretariado e nem adiantou se algum vereador deverá ser convocado.

Edvaldo Marques ressaltou que, neste momento, a Câmara está ajustada para 29 vereadores. A parte financeira contempla essas despesas. "Agora sabemos que o prefeito eleito poderá convocar e convidar vereador eleito para ocupar alguma pasta. Em acontecendo isso, poderá haver um descompasso. Isso requer cuidado com a aplicação dos recursos financeiros por parte do gestor que vier a assumir a partir de 1º de janeiro, para que não venha a inviabilizar financeiramente a Câmara Municipal, que está saudável", pondera o presidente.

Para ele, deverá haver uma compreensão por parte do prefeito eleito em relação à realidade da Câmara. "Ele já foi vereadore conhece o funcionamento. Tivemos uma relação saudável no período que ele esteve como vereador. Ele também tem entendimento como gestore economista que é", avalia. A partir de 1º de janeiro, o salário do vereador será de R$ 15.031,76. Além disso, eles recebem a verba de gabinete no valor de aproximadamente R$ 40 mil.
Facebook
Veja também