Viagora

Ibope: Elmano e Firmino disputarão o segundo turno em Teresina

Na pesquisa foram calculados os possíveis votos válidos, que correspondem a proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluindo os votos brancos,

De acordo com a 3ª rodada da pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), o segundo turno das eleições em Teresina deve ser disputado entre os candidatos Elmano Férrer (PTB) e Firmino Filho (PSDB).

Na pesquisa foram calculados os possíveis votos válidos, que correspondem a proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluindo os votos brancos, nulos e indecisos. Assim, a pesquisa se assemelha ao modo dos resultados oficiais divulgados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE).

Para ser eleito no 1º turno das eleições, o candidato deve obter 50% dos votos válidos mais um na apuração final, mas, segundo a pesquisa, nenhum dos candidatos deve obter este resultado.

Como resultado, a pesquisa mostra que 39% dos votos são para o candidato Elmano Férrer, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), seguido por Firmino Filho com 31%, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Em seguida estão os candidatos Wellington Dias (PT) com 16%, o candidato Beto Rêgo (PSB) com 12%; Daniel Solon (PSTU) com 1%; Maklandel Aquino (PSOL) com 1%.

Imagem: ReproduçãoPesquisa Ibope.(Imagem:Reprodução)Pesquisa Ibope.

Na pesquisa, o candidato Vasconcelo Pinheiro (PCB) não obteve votos equivalentes ao percentual de 1%.

A título de informação adicional, os eleitores indecisos, votos brancos e nulos tem percentual de 12%. Mas, esses votos não devem ser somados aos votos válidos apresentados acima.

A pesquisa foi realizada entre os dias 03 e 05 de outubro. Foram entrevistados 602 eleitores na cidade de Teresina. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa solicitada pela TV Clube está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), sob o número 00560/2012.

Facebook
Veja também