Viagora

TRE quer alterar local de votação dos piauienses

O corregedor da Justiça Eleitoral propôs que as seções sejam definidas por ordem alfabética.

Durante o 32° Encontro Nacional de Corregedores Eleitorais, realizado em Teresina na semana passada, o corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE) e atual presidente do Colégio de Corregedores Eleitorais, José Ribamar Oliveira, apresentou um projeto que propõe a mudança na distribuição de eleitores por seção eleitoral.

Na avaliação do corregedor, para otimizar o trabalho da Justiça Eleitoral e reduzir custos, está sendo proposto a distribuição dos eleitores nas seções por ordem alfabética. Na prática, o desembargador defende que as seções eleitorais sejam definidas levando em consideração a primeira letra do nome de cada eleitor e que cada uma das seções existentes tenha o número máximo de 500 votantes.

"Dessa forma, ficará mais fácil para o eleitor localizar sua sessão. Além disso, a Justiça Eleitoral reduzirá vários os custos com a instalação das seções", explicou Oliveira.

Atualmente, a inclusão do eleitor em determinada seço é definida com base no endereço residencial apresentado pelo eleitor, levando- se em consideração o menor deslocamento possível entre a residência do eleitor e o local de votação. Na opinião do desembargador, José de Ribamar Oliveira, esse modelo não funciona de forma eficaz, pois em muitos casos há sessões com um número excessivo de eleitores e outras com uma quantidade tão pequena de votantes que nem chega a justificar a existência da seção.

O corregedor José Ribamar calcula que com a redistribuição dos eleitores somente no Piauí, haverá uma redução do uso de pelo menos 120 mil urnas eletrônicas. O que deve gerar uma economia considerável com a logística durante o pleito. O projeto será encaminhado para a análise do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, caso seja aprovada, deverá ser implantado já para as eleições de 2014.
Facebook
Veja também