Viagora

Criada comissão Pró Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba

Doze anos se passaram desde as primeiras propostas de criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba.

Doze anos se passaram desde as primeiras propostas de criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba. Nesta terça-feira (04) representantes do Piauí, Ceará e Maranhão participaram de um seminário com a participação do presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu.

O deputado João de Deus (PT) representou a Assembleia Legislativa e assumiu o compromisso de ajudar a formar esse conselho de preservação e gestão dos recursos hídricos.
“Conseguimos formar uma comissão com representatividade do Piauí, Ceará e Maranhão.

O objetivo é de que até meados 2013 consigamos que a presidenta Dilma oficialize o Comité por decreto. Até lá, vamos mobilizar entidades, prefeitos de cidades ribeirinhas e órgãos de governo para organizar a proposta de criação do Comité”, afirmou.


O presidente da ANA foi o palestrante do dia com o tema: Gestão de Recursos Hídricos e os Comitês de Bacias. Vicente Andreu afirmou que um dos grandes desafios do Comité é vincular suas ações aos orçamentos Federal e Estaduais, elogiando o diagnóstico da bacia do Rio Parnaíba detalhado no Plano Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Piauí.


A representante do Ministério Público, Denise Aguiar, relatou que o órgão detectou agressões ao Parnaíba. O secretário estadual de Meio Ambiente, Dalton Macambira, elogiou o apoio da Agência Nacional de Águas para construção de adutoras e para a criação do Comité gestor da bacia dos rios Canindé e Piauí.


Facebook
Veja também