Viagora

Deputado federal elogia anúncio de licitação de 11 blocos de gás e leilão de hidrelétricas no PI

O parlamentar classificou como "auspicioso" o anúncio para o Estado do Piauí.

O deputado federal Júlio César (PSD), que reclamou em discurso realizado nesta última terça-feira (18), sobre o sucessivo adiamento por parte do governo da realização de licitação para 11 blocos de gás no Estado do Piauí, elogiou a decisão do Ministério das Minas e Energia de rever a decisão anunciada início da semana, e assim, marcar a data para ocorrência das licitação, prevista para maio e novembro do próximo ano.

O parlamentar classificou como “auspicioso” o anúncio para o Estado do Piauí. “O anúncio da 11ª Rodada é muito importante para o desenvolvimento do Estado do Piauí, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Norte, Amapá e Espírito Santo”, ressaltou, ao enumerar os Estados que também serão beneficiados com os leilões.

Hidrelétricas

Outro anuncio destacado pelo deputado foi o feito nesta quarta-feira (19) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPC), referente ao leilão de quatro hidrelétricas no Estado do Piauí. As hidrelétricas serão nos municípios de Ribeiro Gonçalves, Floriano, Palmeirais e Amarante. “Será um investimento em torno de R$ 2,8 bilhões de”, disse, baseado em informações da empresa.

Segundo a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), a barragem de Ribeiro Gonçalves, a mais de 560 quilômetros de Teresina, será a maior delas, com capacidade de 113 MW; Castelano, em Palmerais, terá uma capacidade de 64 MW; Cachoeira, em Floriano, de 63 MW; e Estreito Parnaíba, no município de Amarante, de 56 MW.

Com a conclusão do leilão, a previsão é de que até o começo do próximo ano as obras serão iniciadas. O prazo para a empresa vencedora colocar a usina em funcionamento será de cinco anos.

Facebook
Veja também