Viagora

Prefeitura de Teresina nega crise financeira e garante pagamento de salários e 13º

Alguns candidatos chegaram a afirmar que a Prefeitura de Teresina estava em meio à dívidas.

Em meio aos discursos acalourados dos candidatos, críticas ferrenhas à maneira de administrar do prefeito Elmano Férrer (PTB), candidato a reeleição. Alguns candidatos chegaram a afirmar que a Prefeitura de Teresina estava em meio a dívidas e que o pagamento do salários e do 13º salário dos servidores estariam comprometidos. A Prefeitura, entretanto, nega desequilíbrio financeiro e afirma que o pagamento aos servidores está garantido.

A garantia foi dada pelo secretário municipal de Administração, José Fortes. Segundo ele, estão tentando pregar uma "onda de terrorismo" nos servidores municipais com uma "história iverídica". "Toda eleição acontece isso", lamenta em tom de crítica, acrescentando que o objetivo sempre tem sido o de prejudicar a imagem dos gestores. "O pagamento do funcionalismo municipal é "intocável" porque a valorização dos servidores é uma política básica na gestão do prefeito Elmano Férrer", frisou.

O secretário destacou que a Prefeitura ampliou a folha de pagamento, mas dentro dos limites prudenciais da Lei de Responsabilidade Fiscal. Atualmente, a folha do funcionalismo compromete R$46 milhões mensais aos cofres públicos municipais. O montante é gasto com o pagamento dos 19.280 servidores efetivos e comissionados e 3.100 inativos. "Todos os meses, religiosamente a prefeitura deposita os salários dos servidores no dia 30. E isso tem sido feito até agora e continuará sendo feito", garantiu.

Já o pagamento do 13º salário, o secretário explicou que alguns servidores já recebem parte dos valores na ocasião dos aniversários e que a outra parte será paga após o dia 10 de dezembro. "A Prefeitura de Teresina está cumprindo rigorosamente a tabela de pagamento divulgada no início do ano. Além disso a Secretaria Municipal de Finanças vem trabalhando com rigor no controle das contas públicas para garantir o pagamento dos servidores, inclusive o 13º salário. Essa programação financeira vem desde o início do ano de forma que não há qualquer preocupação quanto a isso", ressaltou o secretário.

José Fortes ressaltou ainda que muito se tem falado em relação aos terceirizados, mas a realidade é de que até 2010, haviam muitos servidores que eram serviço prestado por meio das associações como a Famepi, Associaçõa de Mães etc e que a Prefeitura fez, no final de 2009, um Termo de Ajustamento de Conduta se comprometendo a regularizar a situação.

"Quando o prefeito Elmano assumiu, as pessaos que prestavam serviços tiveram suas situações trabalhistas regularizadas e passaram a ser terceirizados", explicou, acrescentando que a Prefeitura dispõe de atualmente 4207 servidores terceirizados. "No contraponto, contratamos mais de 4 mil pessoas por meio de concurso público", finalizou.
Facebook
Veja também