Viagora

Deputada Rejane Dias apresenta projeto que estende faixa etária de imunização gratuita contra HPV

A deputada justifica informando que a maior incidência do HPV, cerca de 30% do total de casos registrados, ocorre entre os 20 e 29 anos

A deputada estadual Rejane Dias apresentou nesta última terça-feira (15) projeto de indicativo de lei na Assembleia Legislativa para aumentar de 9 até 26 na anos a faixa etária com direito a receber gratuitamente as vacinas contra o Papilomavírus Humano (HPV) responsável por 95% dos casos de câncer do colo de útero.

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarDeputada Rejane Dias(Imagem:Reprodução)Deputada Rejane Dias
Por um programa federal, a partir de 2014 apenas as crianças entre 9 e 13 anos terão acesso às vacinas. A deputada justifica informando que a maior incidência do HPV, cerca de 30% do total de casos registrados, ocorre entre os 20 e 29 anos. “Muitas mulheres nesta faixa e com mais de 13 anos ainda não se infectaram e poderiam evitar a doença com a vacinação estendida. É isso que estamos propondo”, comentou Rejane Dias.

Cada vacina custa cerca de R$ 450 e cada pessoa precisa tomar em média três doses. “O custo da vacina para o sistema público é muito menor que o tratamento e menor ainda se pensarmos no sofrimento dos pacientes e das famílias diagnosticadas com a doença. Um mal que pode ser evitado”, completa a parlamentar.

Entre 2012 e 2013 foram diagnosticados no Piauí 370 casos do câncer do colo de útero, quase o mesmo número do câncer de mama (410 casos). Uma ampla vacinação pode reduzir em até 70% o número de casos diagnosticados. Pelo projeto, as vacinas para as pessoas dos 14 à 29 anos de idade, faixa que não será tendida pelo programa federal, devem ser custeadas pelo governo do Estado.

Facebook
Veja também