Viagora

Mais de 100 municípios do Piauí vão receber ajudar do programa de assistência às vítimas da seca

Os contratos da frota de mais de 200 caminhões-pipa estão sendo renovados desde o início de janeiro.

O Governo do Estado vai manter seu programa de assistência às vítimas da seca nos 195 municípios piauienses que tiveram seus decretos de emergência reconhecidos pela Secretaria Nacional da Defesa Civil e que estão sem chuvas desde o fim de 2011.

Os contratos da frota de mais de 200 caminhões-pipa estão sendo renovados desde o início de janeiro e a determinação do governador Wilson Martins é de que todos os veículos permaneçam trabalhando no abastecimento das comunidades com dificuldades de acesso à água.

Além dos caminhões-pipas contratados pela Secretaria Estadual da Defesa Civil (Sedec), o Governo conta com o apoio de outros 400 contratados diretamente pelo Exército Brasileiro, também com recursos do Ministério da Integração Nacional.
Imagem: Kalberto RodriguesCarro-pipa(Imagem:Kalberto Rodrigues)Carro-pipa 
Para Jerry Herbert, coordenador de Defesa Civil da Sedec, as chuvas que caíram na região do Semiárido ainda não são suficientes nem para a agricultura nem para o abastecimento humano. ”As chuvas são localizadas e irregulares. Além disso, as águas dessas primeiras chuvas não servem para o consumo humano”, explica ele.

Herbert explica, ainda, que a renovação dos contratos está sendo feita de acordo com o vencimento de cada um deles. “No vencimento, o proprietário deve procurar a Defesa Civil para efetuar a renovação”.
Facebook
Veja também