Viagora

Ministério da Saúde estuda trazer médicos de Cuba e da Ásia para o Piauí

Recentemente, o prefeito de Corrente no Piauí, Jesualdo Cavalcanti, relatou na rede social Facebook, o drama vivido no município pela falta de médicos.

 A APPM (Associação Piauiense de Municípios) informou que o Ministério da Saúde está estudando a possibilidade de trazer médicos de Cuba e da Ásia para suprir a carência de profissionais da medicina no interior do Estado. A falta de médicos no interior é detectada em quase todas as cidades do Sul do Piauí.

O Ministério da Saúde já está articulando duas opções para resolver o impasse. Uma delas é trazer médicos de Cuba e da Ásia para atender às necessidades das regiões do país onde há falta do profissional. A outra seria aumentar a quantidade de cursos de medicina no Brasil.

No caso da criação de novos cursos, a entrada dos profissionais no mercado iria demorar pelo menos sete anos, devido à duração do curso. Recentemente, o prefeito de Corrente no Piauí, Jesualdo Cavalcanti, relatou na rede social Facebook, o drama vivido no município devido a  falta de médicos. Ele conta que a prefeitura trabalha normalmente com treze médicos, sendo onze no Programa Saúde da Família, um no NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e outro no Caps (Centro de Atenção Psicosocial).

Destes, só conta com dois concursados, sendo os demais contratados. Segundo ele, os contratos expiraram em 31 de dezembro e alguns médicos preferiram não renová-los nas bases legalmente oferecidas pela Prefeitura. *Com informações da APPM 
Facebook
Veja também