Viagora

Parlamentares do Piauí votam pelo fim do 14° e 15° salários de deputados e senadores

Agora, o recurso só será pago no início e no fim de cada mandato parlamentar.

O Congresso Nacional revogou na noite de ontem, dia 27, a Lei que estabelecia o pagamento de 14º e 15º salários pagos aos senadores e deputados federais. Por unanimidade , os parlamentares extinguiram o repasse que beneficiava deputados e senadores desde 1946. Agora, o recurso só será pago no início e no fim de cada mandato parlamentar.

A cada quatro anos, no caso dos deputados e de oito em oito anos para os senadores. "Foi uma decisão correta do ponto de vista de que já não existe mais a justificativa pelo qual esse benefício foi criado há 60 anos. Já deveria ter sido tirado antes", declarou o deputado federal , Jesus Rodrigues (PT).

O deputado Júlio César informou que a lei foi revogada após entendimento entre os líderes dos partidos. Iracema Portela (PP) declarou não haver justificativa para o pagamento do benefício, por isso seu voto a favor da revogação. Osmar Junior (PC do B) também informou o voto a favor do projeto que extinguiu a ajuda de custo.

Ainda no ano passado, o senador João Vicente Claudino (PTB) protocolou um ofício ao Senado comunicando a decisão de não receber o repasse do 14º e 15º salários. O recurso era no valor de R$ 53,4 mil.

Na época em que foi criada, a ajuda de custo se justificava pelo fato de que o sistema de transporte era precário e os parlamentares precisavam se deslocar constantemente da capital do país para os seus estados.
Facebook
Veja também