Viagora

Ministro cita História, política e nomes de piaiuenses durante homenagem

As cinco novas agências serão inauguradas em Altos, Cocal, Luís Correia, Canto do Buriti e Piracuruca. Hoje o Piauí tem 20 agências.

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, recebeu ontem (14) o título de Cidadão Piauiense. A honraria foi proposta pelo do presidente da Assembleia, deputado Themístocles Filho (PMDB). O ministro estará hoje (15) nas cidades de Esperantina e Batalha, amanhã, para inaugurar agências do INSS. “O Piauí vai receber a maior rede de agências do Brasil”, afirmou Garibaldi. As cinco novas agências serão inauguradas em Altos, Cocal, Luís Correia, Canto do Buriti e Piracuruca. Hoje o Piauí tem 20 agências.
Imagem: Caio BrunoMinistro recebe título de cidadania das mãos do deputado Themístocles Filho(Imagem:Caio Bruno)Ministro recebe título de cidadania das mãos do deputado Themístocles Filho

Durante a solenidade, que foi bastante prestigiada, o ministro anunciou a instalação de mais cinco agências do INSS no Piauí. A vinda de Garibaldi Alves ao Piauí não foi apenas para receber a cidadania piauiense. Natural do Rio Grande do Norte, Garibaldi Alves agradeceu a homenagem recebida e se disse conhecimento do Piauí. “Quase chegava a Teresina no dia 13 de março, data em que se comemora a Batalha do Jenipapo, feito que ficou imortalizada no Brasil”, afirmou. Pediu desculpas por citar apenas os ex-ministro Evando Lins, João Paulo dos Reis Veloso e Petrônio Portella. “Tive uma honra em minha vida que foi adentar a casa de Carlos Castelo Branco em Brasília, quando exerceu o jornalismo.

Estiveram na solenidade o vice-governador José Filho, representando o governador Wilson Martins; o secretário Municipal de Governo, Luciano Nunes, representando o prefeito de Teresina, Firmino Filho. O desembargador Fernando Carvalho Mendes representou o Tribunal de Justiça do Piauí. De Brasília vieram o senador João Vicente Claudino e os deputados federais Marcelo Castro, Júlio César, Marlos Sampaio e José Francisco Paes Landim.

Garibaldi é formado em Direito, foi deputado estadual no Rio Grande do Norte, depois prefeito de Natal e senador da República. Foi governador em seu estado, renunciando ao mandato de senador. Deixou o governo para se eleger novamente senador e exerce o terceiro mandato, eleito com um milhão de votos. Agora é ministro da Previdência Social, pela sua competência.

Em sua fala, o presidente da Assembleia disse que se sentia honrado em fazer a saudação ao mais novo cidadão piauiense. Para ele, Garibaldi é homem de vasta experiência, no jornalismo e depois na política. Themístocles disse que não desejava apenas justificar a sua iniciativa, mas que se sente honrado com a homenagem, por ser de justiça, pois Garibaldi já é um aliado legítimo do Piauí. “E talvez seja o ministro mais humilde e que melhor recebe os representantes de nosso estado. Estou aqui em nome de milhares de cidadãos e idosos que foram beneficiados com as iniciativas realizadas por Garibaldi, tal qual a suspensaoDisse que espera sua contribuição para a conclusão da BR-222, interligando quatro estados, Ceará,Piauí, Maranhão e Pará.

Na sessão falou também o deputado Marlos Sampaio, em nome dos congressistas presentes. Ele disse que Garibaldi é um dos ministros mais acessíveis. Ele faz a terceira visita ao Piauí em três anos, sempre trazendo benefícios. Foi importante o seu apoio contra a exploração de idosos em suas aposentadorias, quando ele foi Delegado do Idoso. Ele inaugurou, em 2012, o primeiro posto do INSS dentro de uma Delegacia do Idoso. Hoje o idoso presta sua queixa na delegacia e no mesmo prédio busca a correção no INSS.

Garibaldi disse que foi muito gratificante o período em que conviveu com Mão Santa no Senado, e ele avisou que não poderia vir para a homenagem por estar de serviço na Santa Casa de Misericórdia. Disse que não lhe falta vontade de falar de suas experiências, em quatro mandatos de deputado estadual.

O ministro disse que aos 18 anos foi chefe da Casa Civil da Prefeitura de sua cidade, e a partir daí se dedicou à política. Numa única vez que atuou no Tribunal do Juri, tratou o presidente como sendo um deputado, e acredita que o seu constituinte perdeu alguns pontos.

O presidente da Assembleia Lembrou que sua amizade com Garibaldi iniciou quando ele pegou carona de seu pai, que é muito amigo do homenageado. Ele irá, com a esposa Anatália, a Esperantina – frisou Themístocles.
Mais conteúdo sobre:

Política

Facebook
Veja também