Viagora

Prefeitos que fazem parte da RIDE da Grande Teresina se reúnem para planejar ações

Desenvolvimento da Grande Teresina foi criada em 2001 e lançada em maio de 2008

A retomada das ações da Rede Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina (RIDE) foi decidida ontem (15) durante encontro que reuniu 13 dos 15 prefeitos dos municípios integrantes da RIDE com o coordenador Geral de Planos Regionais e Territoriais da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Osvaldo de Deus Ferreira Júnior.

A reunião aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Piauí.

O prefeito Firmino Filho defendeu a mobilização dos municípios da RIDE, com a participação dos governos dos estados do Piauí e do Maranhão e do Ministério da Integração Nacional para que o desenvolvimento chegue com maior rapidez à região.

O prefeito de Timon, Luciano Leitoa, sugeriu a criação de grupos técnicos dos municípios envolvidos, com reuniões periódicas, para tratar do encaminhamento das questões da RIDE. O governador Wilson Martins foi representado na reunião pelo secretário de Planejamento, César Fortes.

Além de Teresina e Timon, participam da RIDE da Grande Teresina os municípios de Coivaras, Altos, Beneditinos, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Nazária, União, Demerval Lobão, Pau D’Arco, Lagoa Alegre, Curralinhos e José de Freitas. A Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina foi criada em 2001 e lançada em maio de 2008. Atualmente existem três RIDEs no Brasil: a da Grande Teresina, a do Distrito Federal e a de Juazeiro-Petrolina.

O coordenador do Ministério da Integração Nacional, Osvaldo de Deus Ferreira Júnior, explicou que com a RIDE os municípios têm condições de obter recursos federais para o desenvolvimento integrado em várias áreas como infraestrutura, turismo e serviços públicos.

“A RIDE é uma ação dentro dos programas dos ministérios do Governo Federal. Com ela os municípios têm a possibilidade de construir novas fontes de recursos dentro do pacto federativo que envolve a União, os estados e os municípios”, disse.

Osvaldo Ferreira entre os principais desafios da RIDE estão a reforma tributária e a criação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional. Os secretário municipal de Planejamento, Washington Bonfim, reforçou a tese defendida pelo secretário César Fortes no sentido de que as ações da RIDE devem ser intensificadas para que os municípios consigam incluir recursos para projetos no Orçamento Geral da União de 2014.

Facebook
Veja também