Viagora

Fernando Monteiro apresenta projeto para empregar mulheres demitidas pela Suzano em Monsenhor Gil

O projeto visa a implantação de um programa de horta comunitária que absorva a mão de obra qualificada da cidade

O deputado estadual Fernando Monteiro (PTB) apresentou ontem (18), durante reunião com autoridades e representantes do município de Monsenhor Gil, um requerimento solicitando a implantação de um programa de horta comunitária que absorva a mão de obra qualificada da cidade.

O documento encaminhado ao Governo e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), tem como principal objetivo empregar as 130 pessoas que foram demitidas pela empresa Suzano Papel e Celulose no último dia 14, após o anúncio de paralisação dos investimentos no Estado.

Para trabalharem nos viveiros de mudas de eucalipto no município, cerca de 300 mulheres receberam capitação e treinamento, sobre o manejo de mudas e o preparo da terra.

De acordo com o deputado Fernando Monteiro a mão de obra poderia ser aproveitada em um programa específico para essas mulheres como, por exemplo, uma horta comunitária.

“A nossa preocupação é com as mães de famílias que ficaram desempregadas, que têm contas a pagar. Em Monsenhor Gil temos esse grupo de mulheres que passaram por um extenso treinamento com a Suzano e que se constitui em uma mão de obra altamente qualificada, que seria um desperdício não aproveitar. E nada melhor que do uma horta comunitária ou programa de produção agrícola para ser fonte de renda para essas famílias”, disse o deputado.

O vereador de Monsenhor Gil, João Filho, avalia que a economia da cidade perderá em torno de R$ 240 mil por mês e a demissão sem aviso prévio casou tristeza em todo o município.

“A cidade está um caos. Muitas dessas pessoas estavam empregadas, tinham contraído empréstimos consignados para construção de imóveis ou aquisição de veículos e agora, desempregadas, não têm como honra suas dívidas”, explicou João Filho.

Além de apresentar o requerimento, o deputado Fernando Monteiro sugeriu que essas mulheres criem uma associação para melhor organizar o grupo. Nesta terça-feira (19), o ele irá se encontrar com o governador  Wilson Martins para realizar a solicitação formal.

Facebook
Veja também