Viagora

Biblioteca da Assembléia Legislativa oferece livro em braile

A biblioteca "deputado Costa Andrade", da Assembleia Legislativa, oferece livros em braile para o público deficiente visual do Estado do Piauí.

A biblioteca “deputado Costa Andrade”, da Assembleia Legislativa, oferece livros em braile para o público deficiente visual do Estado do Piauí. São exemplares de autores piauienses que poderão servir para trabalho de pesquisa dos estudantes do ensino médio. Também é possível informação e documentação sobre o trabalho do legislativo estadual piauiense.

Conforme informações da bibliotecária Franceli Mariano, a biblioteca da Assembleia Legislativa dispõe de publicações do Congresso Nacional, literatura do Piauí, jornais e revistas locais. O servidor público poderá fazer pesquisa em braile da Constituição Federal, Constituição Estadual, a lei de Diretrizes de Base (LDB), a legislação eleitoral, além da lei Orgânica de Teresina.

Os servidores da Assembleia Legislativa poderão usar as leis para consulta, pelo prazo de sete dias. Além disso, a biblioteca “deputado Costa Andrade”inaugurada quando da instalação da Assembleia Legislativa no Palácio “Petronio Portela” na administração Hugo Napoleão, dia 19 de agosto de 1992, oferece 10 computadores que atende o público em geral, principalmente, estudantes do curso de Direito.

Regimento – O Regimento Interno da Assembleia Legislativa, egundo Franceli Mariano, “é bastante procurado por assessores parlamentares”. A biblioteca funciona de segunda a quinta-feira, de 7,30 a 17 horas. As sexta-feira até o meio dia.

Em fevereiro de 2008 a Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, de Teresina, lançou uma cartilha em braile para pessoas com deficiência visual. Consta de informações sobre como fazer denúncias ao Ministério Público sobre o direito à acessibilidade, o atendimento prioritário, trabalho e educação para integrar essa parcela da população a sociedade.

Congresso – De 07 a 11 de julho, Franceli Mariano, bibliotecária da Assembleia Legislativa, participará de um congresso, em Florianópolis. O objetivo é a qualificação e o aperfeiçoamento profissional.
Facebook
Veja também