Viagora

Prefeitura de Piripiri melhora atendimento de Saúde para a população

Foram reativados todos os postos avançados na zona rural que estavam fechados.

A prefeitura de Piripiri deu um salto de qualidade no setor de saúde. Em pouco mais de 100 dias do novo governo, houve reabertura de Postos de Saúde da Família, contratação de médicos, convocação de funcionários concursados, melhoria nas condições de trabalho, descentralização no atendimento ao público, estruturação nos órgãos da Saúde Municipal, dentre outros avanços na pasta.

O Centro de Saúde Adauto Coelho de Resende, por exemplo, é hoje uma referência em média complexidade ambulatorial. O centro passou de cinco especialistas, no final de 2012, para 22 que atendem atualmente. Estre as especialidades de hoje estão nutrição, pediatria, cardiologia, psicologia, dermatologia, neurologia, pequenas cirurgias, fisioterapia, ortopedia, geriatria, psiquiatria e fonoaudiologia.
Imagem: DivulgaçãoPostos de Saúde da Família(Imagem:Divulgação)Postos de Saúde da Família

Foram reativados todos os postos avançados na zona rural que estavam fechados. Dentre eles o dos povoados Banda, Baixão, Pequi, São José do João Bárbara, Bela Vista e Pé do Morro. A medida ocasionou a descentralização dos serviços médicos

A Secretaria de Saúde inaugurou, também, dois serviços inéditos em saúde pública no município: os atendimentos odontológico e médico noturnos para os comerciários e trabalhadores da construção civil de Piripiri.
Imagem: DivulgaçãoCentro de Especialidades Odontológicas(Imagem:Divulgação)Centro de Especialidades Odontológicas

Já o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) estava, até dezembro de 2012, com as atividades paralisadas, com falta de material, instrumental e equipamentos, e com os serviços especializados comprometidos pela carência de profissionais. No local, foi feita reforma nas instalações e contratados especialistas, dentre eles dois endodontistas, um periodontista, um cirurgião buco-maxilo, um especialista em prótese, um ortodontista e um profissional para atendimento de pacientes com necessidades especiais.

Os postos de saúde da família do município se encontravam fechados em quase sua totalidade ao final de 2012. Hoje, já retornaram às suas atividades normais e todos os postos do município têm cobertura médica, com 21 médicos contratados. “Encontramos muitos problemas, mas consertamos e a realidade hoje é outra”, afirma o prefeito Odival Andrade.

O serviço de correição também foi modernizado na cidade. Além da estrutura adequada para colocar os animais, o serviço ganhou com aquisição de reboque próprio motorizado para transporte, agilizando os trabalhos e garantindo menos sofrimento aos animais.

Profissionais de saúde ganham mais e têm melhores condições de trabalho

Os investimentos da Prefeitura de Piripiri também chegaram aos funcionários públicos. Houve, por exemplo, aumento de 54% para 80% referente ao repasse do Programa de Melhoria e do Acesso à Qualidade da Atenção Básica – PMAQ-AB. Os 20% restantes também estão sendo investidos na Atenção Básica.

Houve melhoria nas condições de trabalho dos profissionais da Saúde, com reaparelhamento de postos, instalação de equipamentos, convocação de concursados, contratação de médicos e especialistas, viabilizando tanto o desempenho profissional dos servidores como o atendimento ao público. Hoje também há mais acesso dos servidores ao Secretário de Saúde, Wilson Andrade.

A regularidade no pagamento dos salários foi outra medida implantada pelo prefeito Odival Andrade que surtiu efeito tanto para os funcionários, que não sofrem mais com os atrasos constantes nos seus vencimentos, como para o comércio, que já se planeja para atender ao funcionalismo público.

Principais ações da Secretaria Municipal de Saúde de Piripiri no ano de 2013

Melhoria nos PSF – De 8 médicos para 22.
Todos os postos têm médicos
Salário: aumento de repasse de 54% para 80% referente ao PROGRAMA DE MELHORIA E DO ACESSO À QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA – PMAQ-AB (Funcionários). E os 20% restantes para ser aplicado na atenção básica
Melhoria nas infraestruturas de postos de saúde (Funcionários)
Reativados todos os postos avançados na zona rural, que estavam fechados (Povoados Banda, Baixão, Pequi, São José do João Bárbara, Bela Vista e Pé do Morro) ocasionando a descentralização dos serviços médicos
Reativação do Odontomóvel com melhoria nas condições de trabalho, tornando o ambiente mais salubre (Funcionários)
Mais acesso dos funcionários e da população ao secretário de saúde
Contratação de mais servidores via concurso público
Melhorias no ambiente de trabalho dos profissionais da Saúde
Implantação da nova sede do Case
Nova sede para a Sesam
Reativação de academias da praça
Mais especialidades no Centro de Saúde Adauto Coelho
Reforma da sede CAFI
Aquisição de medicamentos com distribuição Farmácia Central
Implantação do atendimento noturno médico-odontológico na Fundação Adauto Coelho de Resende
Sede própria da Farmácia Odontológico
Implantação da nova sede do CTA, com atendimento médico aos sábados da infectologista
Melhoramento do serviços de correição municipal em local adequado;
Coleta de animais motorizada
Reestruturação do matadouro municipal
Contratação de médico veterinário e auxiliar para o serviço de inspeção municipal - SIM
Implantação da nova sede de trabalho dos agentes de controle de endemias
Reforma e ampliação dos Postos de Saúde do Petecas e Sussuarana
Implantação do Posto de Saúde do bairro do Prado
Reforma do CAPS 2 e contratação de mais profissionais para o Centro
Implantação de coleta de material para exame de DNA
Adesão ao PROVAB - Programa de Valorização da Atenção Básica
Reativação do Programa de Saúde na Escola - PSE
Reforma e ampliação do Centro de Especialidades Odontológicas e contratação de especialistas
Regularização e liberação de duas novas ambulâncias do Samu
Facebook
Veja também