Viagora

Deputado Fábio Novo diz que companhias aéreas só virão para o Piauí com subsídio

Em seu discurso, Fábio Novo lembra que o aeroporto de Parnaíba, apesar de possuir toda a estrutura de pista de pouso, casa de passageiros e funcionários da Infraero, recebe apenas voos particulares.

O deputado estadual Fábio Novo (PT) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (23), para comentar o projeto do Governo Federal que visa incentivar a aviação regional no país. O parlamentar defendeu a concessão de subsídios às companhias aéreas, por parte do Governo do Estado, para estimular a implantação de voos regionais no Piauí, especialmente para os municípios de Parnaíba e São Raimundo Nonato.

Em seu discurso, Fábio Novo lembra que o aeroporto de Parnaíba, apesar de possuir toda a estrutura de pista de pouso, casa de passageiros e funcionários da Infraero, recebe apenas voos particulares. Em relação ao aeroporto de São Raimundo Nonato, Fábio destaca que a casa de passageiros deve ser entregue no segundo semestre de 2013.
Imagem: DivulgaçãoFábio Novo(Imagem:Divulgação)Fábio Novo

“Com toda a estrutura do aeroporto de Parnaíba e a proximidade da entrega da casa de passageiros em São Raimundo Nonato, teremos condições de incrementar o turismo nas regiões Norte e Sul do Piauí. Mas isso não será possível sem a colaboração do Governo do Estado. As companhias não alocarão voos para cá se não houver demanda suficiente. Elas só terão interesse se forem concedidos subsídios, que compensarão a pouca oferta inicial de mercado”, diz Novo.

O parlamentar explica que o subsídio pode ser concedido, por exemplo, na redução do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) incidente no valor do combustível das aeronaves.

O “Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos”, do Governo Federal, engloba uma série de medidas para melhorar a qualidade dos serviços e da infraestrutura aeroportuária, bem como ampliar a oferta de transporte aéreo à população. O programa visa criar polos de desenvolvimento em 270 municípios brasileiros. Doze deles serão no Piauí.

“Não se faz aviação regional sem política pública que estimule a vontade das companhias aéreas em oferecer as opções de voo. Cidades como Parnaíba, São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Floriano, Corrente e Picos serão beneficiadas. Precisamos encontrar mecanismos que tragam desenvolvimento para o nosso Estado”, finaliza Fábio Novo.
Facebook
Veja também