Viagora

Festejo católico em Dirceu Arcoverde-PI é proíbido por prefeito evangélico

Prefeito de Dirceu Arcoverde-PI nega proibição a festejos da padroeira do seu município

O prefeito de Dirceu Arcoverde, no Piauí Carlos Gomes de Oliveira (PR), o Carlão, baixou decreto determinando que a paróquia de Nossa Senhora de Fátima não ultrapassasse os limites da sua igreja. O decreto se dá em função da comemoração na data de 13 de maio do Dia de Nossa Senhora de Fátima, a padroeira do pequeno município.

A publicação do prefeito Carlão que é evangélico determina que o tradicional festejo que antecede à data não pôde ser realizado em praça pública, assim ferindo a livre manifestação daqueles que professam uma fé diferente da sua.
Imagem: Reproduçãoprefeito de Dirceu Arcoverde, no Piauí Carlos Gomes de Oliveira (PR), o Carlão(Imagem:Reprodução)prefeito de Dirceu Arcoverde, no Piauí Carlos Gomes de Oliveira (PR), o Carlão

Os festejos servem inclusive para que a população rural leve ao centro urbano parte da sua produção, que vai a leilão e exposição. O município tem pouco mais de sete mil habitantes e sua economia é movida pela agricultura, pecuária, extrativismo e apicultura, sendo considerada uma semana de festa religiosa que contribui para pequenos negócios e a circulação de dinheiro.

O prefeito de Dirceu Arcoverde seguiu o exemplo do então deputado Professor Victorio Galli (PMDB-MT) que apresentou um projeto de lei em 2007 para alterar a designação de "Padroeira do Brasil" a Nossa Senhora Aparecida para "Padroeira dos brasileiros católicos apostólicos romanos".

O dia 12 de outubro passaria a ser um feriado especialmente aos que professam a fé católica. Segundo o autor, a alteração era conveniente porque compatibilizava-se com o Estado laico previsto pela Constituição Federal e o "espírito de tolerância religiosa que felizmente graça no Brasil".

Os evangélicos têm orientação cristã, mas não depositam qualquer fé em santos e não participam de homenagens a padroeiras e padroeiros das cidades
brasileiras.

Nota de esclarecimento
:

“O município tem 33 anos de emancipação política e comemora-se todos os anos as festividades da Padroeira Nossa Senhora de Fátima. Desde seus primeiros anos o festejo resumia-se a Celebrações da Missa, festas realizadas em clubes locais e particulares, barraquinhas nas ruas e pouca diversão, nem todos podiam gastar pra levar toda a família as festas.

Em 2009 foi eleito o Prefeito Cido e deu início as melhores comemorações que já existiram em nosso município. Uma festa popular e que todos podem ter acesso e além da diversão gera renda a muitas famílias do município, foram 4 anos de uma linda festa na Praça em frente a Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima.

O atual prefeito Carlos Gomes esse ano não pode realizar a festa local e que se tornou tradição a partir da gestão do ex prefeito Cido, esse ano a Prefeitura Municipal não poderia arcar com os gastos. Aconteceram festas em outros locais da cidade para o público e em casas de shows particulares.

Ano que vem a Prefeitura dará continuidade a tradição iniciada pelo ex prefeito Cidão com uma grande estrutura para nossos conterrâneos e turistas, cidades vizinhas e desde já o Prefeito Carlos Gomes o convida para presenciar um dos melhores festejos da nossa região. Ressaltando que o Prefeito Carlos Gomes não é Evangélico e jamais proibiu a festa por ser de religião contrária a de nossa paróquia.

A Prefeitura Municipal de Dirceu Arcoverde agradece."
Com informações do Acesse Piauí.

Facebook
Veja também