Viagora

Sessão solene em homenagem ao Dia Estadual da Caatinga

A iniciativa foi da deputada estadual Liziê Coelho (PTB), que também é autora do projeto que instituiu ano passado.

A Assembleia Legislativa do Piauí, realizou na manhã desta quinta-feira (16), sessão solene em homenagem ao Dia Estadual da Caatinga. A iniciativa foi da deputada estadual Liziê Coelho (PTB), que também é autora do projeto que instituiu ano passado, o dia 17 de maio como Dia Estadual da Caatinga.
Imagem: DivulgaçãoLiziê Coelho(Imagem:Divulgação)Liziê Coelho

Estudos científicos revelam que a Caatinga é o maior bioma da região nordeste e o único exclusivamente brasileiro, ocupa uma área de mais de 800 mil quilômetros quadrados, equivalente a 11% do território nacional e engloba os nove estados nordestinos.

"Apesar de sua riqueza e importância, a caatinga tem sido desmatada de forma acelerada, principalmente para o consumo de lenha nativa, explorada de forma ilegal e insustentável", disse a deputada.

A sessão foi presidida pelo deputado Ismar Marques, a mesa de honra foi composta por Marcelo Amorim representando Dalton Macambira secretario da SEMAR, Francisco Lacerca gerente executivo de desenvolvimento territorial do Banco do Nordeste, Ana Cristina Campos representando o coordenador da CARE PI João Martins de Oliveira e Raimundo Ulisses representando o secretario da Sasc, Francisco Guedes.
Imagem: DivulgaçãoMarcelo Amorim(Imagem:Divulgação)Marcelo Amorim

O banco do nordeste apoia a causa, "nossa missão é emprestar os recursos como banco de forma responsável protegendo esse bioma tão explorado", disse Francisco Lacerda.

A luta pela preservação tem aumentado nos últimos anos com a mobilização de parlamentares e ambientalistas pela aprovação da PEC 504/2010. "Os biomas Cerrado e Caatinga devem ser reconhecidos como patrimônios nacionais e consequentemente serem protegidos pela lei máxima do pais", finalizou Liziê Coelho.
Facebook
Veja também