Viagora

Firmino Filho afirma que empresários de transporte coletivo apostam em greve para aumentar passagem

Segundo o prefeito mesmo com as empresas planejando forçar uma greve a prefeitura garante que não haverá um aumento na tarifa de ônibus sem licitação

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), tomou conhecimento que empresários ligados ao Setut (Sindicato dos Proprietários de Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Teresina) estão apostando na greve para elevar a tarifa de ônibus.

Amanhã (03), a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) vai realizar uma mesa de negociação com os empresários e motoristas que pedem 15% de reajuste salarial. Segundo o Sindicato dos Motoristas os empresários têm condições de conceder reajuste salarial sem ter impacto na passagem de ônibus. Além do reajuste de 15%, os motoristas reivindicam aumento no tíquete de alimentação e na frota de ônibus.

Firmino Filho disse que sua equipe conversou com a Justiça do Trabalho pedindo uma intervenção para evitar a greve que seria aproveitada por parte dos empresários para gerar um impasse, e uma greve prolongada que viesse a forçar o aumento de tarifa.

Segundo o prefeito mesmo com as empresas planejando forçar uma greve a prefeitura garante que não haverá um aumento na tarifa de ônibus sem que antes tenha sido realizado um processo licitatório para o transporte público de Teresina.

Ele afirma que foi imposto pela Prefeitura que as empresas não poderiam estudar qualquer aumento na tarifa, enquanto não for feito o processo de licitação do transporte coletivo e a coleta dos parâmetros de custos gerados pelo serviço.

Segundo o prefeito a Secretaria de Planejamento Urbano está realizando um estudo abrangente sobre a quantidade de quilômetros rodados, as ordens de serviços realizados e da quantidade de passageiros que o sistema atende, além do monitoramento dos ônibus e posteriormente serão testados novos modelos de parada, e confirma que todo esse processo deve terminar no mês de julho.

Para o novo projeto de mobilidade no transporte coletivo de Teresina serão implantados 45 quilômetros de corredores exclusivos para os ônibus, que pode gerar o barateamento da passagem e reduzir os custos para as empresas.

O Setut informou que vai se posicionar sobre a acusação do prefeito quando este fizer uma declaração oficial e revelou que estranha a declaração de Firmino Filho, já que o grande prejudicado na greve, além da população, são as empresas que perdem faturamento.
Mais conteúdo sobre:

Firmino Filho

Facebook
Veja também