Viagora

No Piauí existe um movimento de subnotificações diz deputado federal

Parlamentar aponta fraudes em dados de violência contra a mulher. Comissão de Seguridade Social e Família fizeram vistorias em Teresina.

Os deputados da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados Federais encontraram erros nos dados de violência contra a mulher no Piauí.

Foram registradas pela polícia 13.500 denúncias em 2012 e dois assassinatos nos últimos 15 dias no estado. Segundo o deputado federal Paulo Cesar, existem fraudes nos dados do Piauí.

“No estado existe um movimento de subnotificações de violência contra a mulher. Além disso, conseguimos detectar que aqueles índices que apontam que o Piauí é o estado onde tem o menor número de assassinatos de mulheres é uma estatística mentirosa.

Os dados foram manipulados, infelizmente, pois gostaríamos que o Piauí fosse realmente o estado com o menor número de assassinatos de mulheres, mas isso não é verdade. Essa situação eu considero como gravíssima”, afirmou.

Nesta sexta-feira (14) os parlamentares que estão na cidade fizeram visitas às instalações que servem de apoio ao combate da violência contra a mulher no estado, escoltados por homens da Polícia Federal. O Núcleo da Defensoria Pública do Estado destinado às mulheres vitimas de violência, a Casa Abrigo e as delegacias especializadas da mulher foram vistoriadas.

Para o presidente da Comissão, deputado federal Dr. Rosinha, falta espaço e profissionais para realizar os atendimentos no núcleo da Defensória Publica. “Vimos uma sala onde atuam a psicóloga e a assistente social e constatamos que ela é muito pequena para demanda.

Nela são atendidas em média 30 pessoas por dia e não existe privacidade. Como uma mulher vai contar fatos, muitas vezes íntimos, se existe uma outra pessoa ao lado? Isso inibe a mulher de revelar os verdadeiros fatos”, declarou.
Facebook
Veja também