Viagora

Partido alerta para "ameaça" de aumento da passagem em Teresina

Reajuste na tarifa pode motivar novas manifestações na capital.

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarDaniel Solon, professor universitário e dirigente do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) no Piauí.(Imagem:Reprodução)Daniel Solon, professor universitário e dirigente do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) no Piauí.
As principais capitais brasileiras fervilham com protestos contra o reajuste da tarifa do transporte público. Em São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, milhares vão às ruas diariamente em atos contra o aumento do valor das passagens.

Hoje espectador, o teresinense vivenciou momentos semelhantes em 2011 e 2012, quando estudantes e trabalhadores protagonizaram uma série de atos batizados de #contraoaumento. A cidade parou por vários dias, enquanto manifestações tomavam ruas e avenidas.

Na época, a passagem saltou de R$ 1,90 para R$ 2,10. O valor cobrado é o mesmo até hoje. Mas um novo reajuste pode estar próximo. O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), já avisou que o aumento da tarifa será autorizado somente com o fim do processo de licitação das linhas.

O edital do processo deverá ficar pronto até o final do próximo mês. Já a licitação será realizada e passará a valer ainda em 2013, conforme calendário previsto pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).

Entidades de esquerda apontam para a necessidade de acompanhar o desenrolar desse momento. “Em Teresina, já há nova ameaça de reajuste de tarifa do transporte. É necessário que toda a população teresinense fique em alerta e, se necessário, rearticule a luta contra o aumento das passagens em nossa cidade, voltando às ruas com manifestações”, afirma Daniel Solon, professor universitário e dirigente do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) no Piauí.

Para o PSTU, é possível que a juventude e a classe trabalhadora teresinense volte a se manifestar nas ruas da cidade, seja para evitar qualquer aumento da passagem e ou também em solidariedade ativa aos que lutam contra o aumento das passagens em outras cidades.

De acordo com Daniel Solon, o prefeito Firmino Filho já anunciou a possibilidade de aumento das passagens de ônibus assim que fizer o processo de licitação. “Ou seja, se no ano passado o ex-prefeito Elmano Ferrer (PTB) usou a desculpa de uma falsa integração para enganar o povo e aumentar a passagem, agora Firmino quer usar a desculpa da licitação para aumentar ainda mais os lucros dos empresários”, afirma Solon.

Relembrando a recente desoneração de impostos do setor de transportes públicos, o professor argumenta que o prefeito deveria congelar o valor da tarifa.

“O que Firmino Filho deveria fazer era reduzir e congelar o preço da passagem, já que houve recentemente uma redução de impostos por parte do governo federal”, diz. Na avaliação do PSTU, a licitação das linhas não resolverá o problema do caos do transporte público em Teresina. “Na verdade, no máximo, vai tirar a concessão de uma empresa, para entregá-la a outra. É preciso, na verdade, atacar o lucro das empresas ligadas ao Setut”, aponta Daniel Solon.

O PSTU defende que a prefeitura de Teresina rompa os contratos com o Setut e crie uma companhia municipal de transporte público. Com a municipalização total da frota, argumenta o dirigente do partido, será possível prestar serviço de melhor qualidade, com tarifa baixa e garantir passe-livre para estudantes e desempregados. O PSTU também defende a ampliação do metrô para atendimento a outras regiões de Teresina.
Facebook
Veja também