Viagora

Ministro da Integração vai assinar hoje a liberação de R$ 120 milhões para Tabuleiros Litorâneos

A produção dos Tabuleiros Litorâneos é voltada para fruticultura e tem a acerola como principal arranjo produtivo

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, vai assinar às 14 horas, em Parnaíba, a ordem de serviço no valor de R$ 120 milhões para a segunda etapa do perímetro de irrigação Tabuleiros Litorâneos.

Os Tabuleiros estão localizados nos municípios de Parnaíba e Buriti dos Lopes, norte do estado. Além do ministro, também estará presente do diretor-geral do Dnocs, Emerson Fernandes. “Vamos autorizar a continuidade desse projeto, é importante para o Piauí, para o desenvolvimento da região”, disse Bezerra.

Imagem: ReproduçãoTabuleiros Litorâneos(Imagem:Reprodução)Tabuleiros Litorâneos

Na última quarta-feira (12), o governador Wilson Martins esteve em Brasília e cobrou do Governo Federal a retomada das obras da segunda etapa dos Tabuleiros Litorâneos. O pedido foi atendido pelo ministro Fernando Bezerra, que confirmou autorização para a continuidade da obra.

A produção dos Tabuleiros Litorâneos é voltada para fruticultura e tem a acerola como principal arranjo produtivo. O principal comprador da produção é uma fábrica que produz composto com vitamina C, e a comercialização da fruta é feita antes do amadurecimento, onde há maior concentração da vitamina.

Atualmente, a produção é concentrada nos 2.4 mil hectares de área irrigada. Agora, a segunda etapa prevê mais 5.9 mil hectares, que serão divididos entre irrigantes familiares, agrônomos e técnicos agrícolas.

Para o engenheiro Francisco Suassuna, um dos responsáveis pelo Distrito Tabuleiros Litorâneos do Piauí (Ditalpi), o início da segunda etapa é um sonho de todos os produtores da região. A projeção agora é de aumentar em mais de 50% a produtividade.

“Estamos confiantes com a autorização da segunda etapa do projeto. A ideia é aumentar a capacidade produtiva, atingir limites que nunca alcançamos antes. Com a total execução do projeto podemos dobrar a produção de frutas”, explicou.

Já foram realizados 51% da meta traçada para a II Etapa. Os serviços para conclusão incluem as obras de infraestrutura hídrica de uso comum, estações de bombeamento, rede elétrica, viária, drenagem, rede de adução e de distribuição de água.

Facebook
Veja também