Viagora

Municípios do Piauí participam de seminário para discutir a destinação dos resíduos sólidos

O prazo é curto, em agosto de 2014 não podem mais existir os famosos lixões, que sempre foram um grave problema das cidades do Brasil

Os municípios piauienses estão discutindo, em cinco seminários, a destinação correta dos resíduos sólidos produzidos pela população, a partir de uma Política Estadual de Gestão Integrada. O prazo é curto, em agosto de 2014 não podem mais existir os famosos lixões, que sempre foram um grave problema das cidades do Brasil.

Várias ações buscam resolver conjuntamente esse grave problema ambiental e de saúde pública. Uma delas é a discussão coletiva do Plano Estadual Integrado com os municípios, que está em fase de finalização. “Esse debate é feito através de seminários regionais já realizados neste mês de Junho em Parnaíba, Picos, Teresina, São Raimundo Nonato e nesta quinta-feira (20), em Bom Jesus”, explica o técnico do Núcleo de Convênios e Contatos da Associação Piauiense de Municípios, Jailton Chaves.

Chaves ainda esclarece que os próximos passos serão a elaboração dos Planos Municipais de Resíduos Sólidos. “Os municípios podem elaborar um único plano para o Saneamento Básico e os Resíduos Sólidos, isso é aceito pelo Ministério das Cidades, o que não pode acontecer é deixarem de ser confeccionados sob pena de bloqueio de recursos”, afirma.

O presidente da APPM, Arinaldo Leal, sensibilizado com a dificuldade técnica dos municípios em elaborar os planos, lançou à bancada política piauiense uma proposta inovadora. “Julgamos que nossa Bancada Federal pode ajudar a todos os municípios do Piauí, destinando parte das emendas parlamentares para dar apoio à elaboração dos diversos planos que os mesmos estão tendo a obrigatoriedade de desenvolver, como o de Resíduos Sólidos, Saneamento, Plano Diretor, entre outros. O senador Ciro Nogueira gostou da ideia que com certeza irá repercutir na qualidade da elaboração desses planos”, afirma.

Outras soluções

A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Parnaíba (AMPAR) realizou parceria para implantação de uma usina de lixo na região. Serão 25 municípios beneficiados com a reciclagem de 100% do lixo produzido a custo zero para os municípios associados.

Já os municípios das regiões de Bom Jesus e Teresina realizam a destinação correta das embalagens vazias de defensivos agrícolas através de centrais de recolhimento, evitando a contaminação dos solos e de seres humanos. Em breve Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro e Ribeiro Gonçalves também contarão com uma unidade.
Facebook
Veja também