Viagora

Piauí não receberá médicos estrangeiros no primeiro mês de seleção do Programa Mais Médicos

No primeiro balanço do programa, foram confirmados 938 profissionais brasileiros e destes, apenas 23 virão para municípios piauienses

O Ministério da Saúde divulgou neste último sábado (10) a relação atualizada de profissionais estrangeiros que indicaram municípios para participar do primeiro mês de seleção do Programa Mais Médicos. Dos 715 nomes inscritos, 194 são brasileiros formados em instituições de ensino do exterior e apenas um destes optou por atuar em um município piauiense. O município escolhido pelo profissional, foi Bocaína localizado à 348 km da capital.

De 50 nacionalidades diferentes, nenhum médico estrangeiro que aparece na relação escolheu como opção de residência uma cidade piauiense. No entanto, o Piauí ainda deve receber mais três médicos para os municípios de Buriti dos Montes, Jaicós e Nazaré do Piauí.

Esses profissionais fazem parte de um grupo de 367 médicos com diploma revalidado no Brasil e que não haviam homologado sua participação, aproveitando uma segunda oportunidade para se inscreverem.

Os médicos, brasileiros e estrangeiros, têm até segunda-feira (12) para confirmar sua participação no programa.

Números iniciais no Piauí

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarLista de municípios (Imagem:Reprodução)Lista de municípios
No primeiro balanço do Programa Mais Médicos, foram confirmados 938 profissionais brasileiros. Destes, 23 virão para o Piauí, sendo dois para Teresina, Parnaíba e Miguel Alves e um para Alto Longá, Amarante, Batalha, Boa Hora, Cabeceiras do Piauí, Caraúbas do Piauí, Curralinhos, Demerval Lobão, Gilbués, Jatobá do Piauí, José de Freitas, Lagoa do Sítio, Oeiras, Palmeirais, Piracuruca, Santana do Piauí e São Francisco do Piauí.

Caso os médicos da nova lista confirmem sua participação até segunda-feira, os municípios atendidos no primeiro mês do Mais Médicos passarão de 20 para 24.

Ainda assim, o número ainda está longe de abranger a demanda de municípios inscritos, que foram 166, o correspondente a mais de 74% das cidades piauienses.


Facebook
Veja também