Viagora

Deputado estadual Fábio Novo defende programa Mais Médicos na Assembleia Legislativa

Para Fábio, a iniciativa resolve um dos principais problemas da saúde pública dos municípios do interior do Piauí: a falta de médicos.

O deputado estadual Fábio Novo subiu à tribuna da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (12), para defender o programa Mais Médicos, do Governo Federal. Para Fábio, a iniciativa resolve um dos principais problemas da saúde pública dos municípios do interior do Piauí: a falta de médicos.

“É claro que temos muitos outros problemas, especialmente de infraestrutura. Mas precisamos colocar o dedo na ferida e começar a resolver. Aproximadamente 95% dos médicos do Piauí estão concentrados em Teresina, enquanto grande parte da população está desassistida. Precisamos mudar essa realidade”, diz o parlamentar.
Imagem: ReproduçãoFábio Novo(Imagem:Reprodução)Fábio Novo

Na tribuna, Novo explica que das 15.460 vagas oferecidas pelo Governo Federal, apenas 938 profissionais foram habilitados a participar do programa. “Somos a favor dos médicos brasileiros. Queremos que as 15 mil vagas sejam preenchidas por médicos formados por instituições de Educação Superior brasileiras. Essas são as prioridades. Mas, se isso não acontecer, chamemos, sim, os médicos estrangeiros”, defende o petista.

Fábio Novo frisa que 70% dos municípios piauienses se inscreveram no programa Mais Médicos, mas apenas 20 municípios foram habilitados – a maioria próxima à capital, Teresina.

“O prefeito de Corrente, Gesualdo Cavalcante, já foi às redes sociais em busca de médicos para a cidade oferecendo um salário de 30 mil. Não conseguiu. Apenas um município do Sul do Piauí, Gilbués, foi habilitado para o programa Mais Médicos. Enquanto isso, as dificuldades da população persistem”, afirma.

Novo fez questão de esclarecer que o Mais Médicos não trata do Revalida, ou seja, de revalidar o diploma de profissionais estrangeiros e dar direito à cidadania. O programa trata, apenas, da validação do diploma do profissional estrangeiro por uma universidade federal brasileira e por tempo determinado, no caso, dois anos, sendo prorrogável por mais um. “Não podemos distorcer as ações do programa. Apresentamos uma proposta. Quem não é favorável deve apresentar sugestões, contribuir, e não apenas apontar uma crítica. Precisamos unir forças para resolver essa grave questão da falta de médicos no interior do Piauí”, conclui Fábio Novo.

Eleições 2014

Questionado pelo deputado estadual Tererê (PSDB) sobre a permanência do Partido dos Trabalhadores com o governo Wilson Martins, Fábio Novo diz que não há partido mais legítimo para estar no governo que o PT. Para Novo, seu partido contribuiu para a eleição de Wilson e merece, até o momento, estar ao lado do atual governador do Estado.

“Fizemos campanha para Wilson Martins e merecemos estar onde estamos. Tratemos de eleições no próximo ano, onde cada partido tem independência e legitimidade para fazer suas coligações. O PT tem um nome bem colocado na disputa para o governo, mas nada oficialmente decidido, o que ocorrerá após as convenções do próximo ano”, finaliza Fábio Novo.
Facebook
Veja também