Viagora

Prefeito de Paulistana Gilberto Melo contrata empresa que doou para sua campanha por 570 mil reais

Procurado pelo Viagora, o prefeito Didiu negou ter acontecido qualquer tipo de favorecimento à empresa Idilio Ferreira Cavalcanti e Filhos LTDA na licitação.

O prefeito de Paulistana Gilberto José de Melo (PTC), mais conhecido como Didiu, contratou a empresa Idilio Ferreira Cavalcanti e Filhos LTDA (com nome fantasia de Armazém Paulistanense), na modalidade pregão presencial, por R$ 570.165,40 (quinhentos e setenta mil, cento e sessenta e cinco reais e quarenta centavos), para a aquisição de peças e equipamentos para os poços do município.

A empresa que teve contrato assinado no dia 05 de julho com a prefeitura, também contribuiu financeiramente para a campanha de Gilberto José de Melo, o Didiu, na eleição do ano passado. Clique aqui e veja os doadores para a campanha do prefeito Didiu.

No site do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) é possível constatar que a empresa Idilio F. C. e Filhos LTDA fez uma doação no valor de R$ 28 mil.

Licitação

Outro ponto questionável no contrato assinado entre o prefeito e o Armazém Paulistanense é sobre a modalidade de licitação escolhida, através de pregão presencial com registro de preços. Segundo a Lei 8.666/93 (Lei das Licitações), esse tipo de modalidade busca o menor preço, que, pode ser alcançado por um fornecedor que não seja obrigatoriamente o preferido do gestor.

Para tentar recuperar a competitividade no processo, as empresas acabam nivelando os preços, chegando em alguns casos, a oferecer o mesmo valor daquele escolhido como o melhor. Porém, ao igualar os valores, os critérios para a escolha do fornecedor passam então a ser estabelecidos pelo gestor municipal, que normalmente escolhe um de sua preferência.

O período de vigência do contrato, também causa estranheza já que será válido até 31 de dezembro desse ano, o que significa que em seis meses, a empresa receberá mais de meio milhão de reais da prefeitura.

Imagem: Reprodução/ViagoraExtrato do contrato.(Imagem:Reprodução/Viagora)Extrato do contrato.

Outro lado

Procurado pelo Portal Viagora, o prefeito de Paulistana, Gilberto José de Melo, falou num primeiro momento que desconhecia sobre a doação da empresa à sua campanha, no entanto, quando citado o nome de Idilio Ferreira Cavalcanti, o gestor afirmou lembrar. 

“Eu recebi a doação sim. Mas não lembrei logo porque a contabilidade da minha campanha era feita por outra pessoa, e eu acabo não lembrando de tudo. O certo é que na minha campanha só recebi doações legais”, disse.
Imagem: ReproduçãoPrefeito Gilberto José de Melo(Imagem:Reprodução)Prefeito Gilberto José de Melo

Perguntado se a escolha da empresa significou o favorecimento a um apoiador de campanha, o prefeito Didiu, negou e disse que não acompanha as licitações.

“Não sou eu que escolho quem deve ganhar, é quem aparece e ganha conforme a lei. Eu não acompanho as licitações e nem participei e no dia dessa, estava em viagem para Teresina. Tudo é feito de forma legal, sem favorecimento e quem ganhou, tem o direito de fornecer os produtos”, afirmou o prefeito.

O prefeito disse ainda que as licitações realizadas pela prefeitura de Paulistana nesses oito meses tem beneficiado mais às empresas do município – à exceção de duas licitações onde ganharam empresas de Teresina – mas que isso não significa direcionamento.

“Tenho minha consciência tranquila que as licitações são feitas dentro da lei. Elas são divulgadas e participa quem tem interesse, por isso não estou direcionando licitação para nenhuma empresa. Eu só acho bom que nessa minha gestão até agora, as empresas de Paulistana estão se mobilizando, apresentando as documentações certas e ganhando as licitações, o que faz com que o dinheiro fique circulando aqui”, completou.
Facebook
Veja também