Viagora

Secretaria de saúde aumentará atendimento à pacientes com problemas cardiovasculares

O atendimento permanece normal e a previsão é aumentar o número de vagas

O Secretário Municipal de Saúde, Noé Fortes, se reuniu com diretores e representantes dos hospitais que realizam serviços cardiovasculares pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Teresina para debater o atendimento disponibilizado a pacientes na capital.

Segundo foi repassado ao secretário, o atendimento continua sendo realizado normalmente em três dos quatro estabelecimentos da rede privada de saúde que ofertam serviços cardiovasculares.

“Como alguns desses estabelecimentos passaram por mudanças administrativas, conversamos com os gestores e no caso do Hospital Aliança Casamater, o atendimento permanece dentro da normalidade. Com relação ao Hospital Santa Maria, está sendo negociado o retorno da oferta plena dos serviços”,conta o Secretário Municipal de Saúde,Noé Fortes.

Para Flávio Melo,diretor do Hospital Aliança Casamater ,a reunião foi um momento de esclarecer dúvidas. “A conversa foi de muito proveito. Garantimos que não está havendo descontinuidade dos serviços feitos pelo SUS em nosso hospital.Tudo está normal dentro do que foi contratado”, garantiu.

Além desses dois estabelecimentos de saúde, o Hospital São Paulo e Hospital São Marcos também oferecem serviços cardiovasculares em Teresina por meio do SUS. A Secretaria Municipal de Saúde pretende aumentar a capacidade de atendimento nos dois locais. “Nestes hospitais os serviços também continuam sendo ofertados sem mudanças, normal. Agora vamos trabalhar para aumentar a capacidade de atendimento a pacientes do SUS,ofertando mais vagas”,adianta o secretário Noé Fortes.
 
Atendimento a pacientes do interior aumenta demanda

Somente no primeiro semestre de 2013, mais de 600 pessoas com problemas cardiovasculares foram atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Desse total, mais da metade dos pacientes atendidos em Teresina são do interior do Piauí e outros Estados.

Do total de 611 pacientes, 43,8% são pacientes de Teresina ao ponto que 56,2% são do interior do Piauí, Maranhão, Pará e Tocantins.“Estamos recebendo mais pacientes de fora do que de Teresina e isso acaba gerando um aumento na demanda de atendimento. Estamos aguardando o funcionamento de dois grandes hospitais públicos – Hospital Getúlio Vargas e Hospital Universitário – que existem em Teresina e que sem dúvida deverá auxiliar bastante”,finalizou.
Facebook
Veja também