Viagora

Prefeitura entrega Unidade Básica de Saúde para atender 570 famílias na zona rural de Teresina

A UBS João Cirilo atenderá 570 famílias das localidades Boa Hora, Mapa Pasto, Santa Inez e Centro do Sítio. Ela vem para substituir o antigo posto de saúde que funcionava na região.

Com uma capacidade de atender quase 2.500 pessoas da zona rural Norte de Teresina, a Unidade Básica de Saúde João Cirilo, da comunidade Boa Hora, será entregue à população neste sábado (17). Esta é a terceira de 10 unidades que serão abertas pela Prefeitura de Teresina até o fim do ano.

A UBS João Cirilo atenderá 570 famílias das localidades Boa Hora, Mapa Pasto, Santa Inez e Centro do Sítio. Ela vem para substituir o antigo posto de saúde que funcionava na região. A comunidade terá à sua disposição uma equipe Estratégia Saúde da Família composta por médico, dentista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agentes de saúde.

Esta é mais uma unidade a receber o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), que permite estabelecer um novo padrão e garantir transparência nas próximas ações governamentais direcionadas à atenção básica. O PMAQ visa induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica por meio da avaliação constante de seus profissionais, que passam a atender pela manhã e pela tarde.

A unidade conta ainda com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF – que é formado por assistente social, educador físico, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo. Esta equipe pretende trabalhar de forma integrada à rede de serviços para contribuir com a resolutividade da ESF, por meio de práticas complementares como atividades físicas, orientações relativas à alimentação, saúde mental, serviço social e saúde de grupos como crianças, adolescentes e mulher, entre outros.

Para o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão, a melhor forma de otimizar a saúde municipal como um todo é por meio do investimento na atenção básica, tanto em estrutura como em qualificação profissional. “Nosso compromisso é modernizar a gestão de forma a melhor direcionar os recursos e assim suprirmos as necessidades da atenção básica”, afirma.

Facebook
Veja também