Firmino Filho diz que licitação marcará transformação no sistema de transporte público da Capital
Audiência pública aconteceu no auditório da FIEPI.
Firmino Filho, prefeito de Teresina, esteve na manhã de hoje (02) no auditório da FIEP, onde participou da primeira audiência pública para discutir a licitação do transporte público de Teresina. Também estiveram presentes representantes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Ministério Público do Piauí, Tribunal de Contas do Estado, Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, vereadores e lideranças comunitárias.
Segundo o prefeito, a audiência marca de maneira inicial o processo de transformação do sistema de transporte público de Teresina. “Nosso objetivo é, além de apresentar nossa proposta de como funcionará esse novo sistema, também abrir um espaço de discussão sobre esse processo. Queremos receber sugestões, ideias que possamos acrescentar no edital de licitação, pois nosso intuito é sempre melhorar a vida da população, e entendemos que mudando o sistema de transporte vigente em nossa cidade, todos serão beneficiados”, afirmou o prefeito.
O superintendente da Strans, Pang Yen Hsiao, destacou que a Prefeitura de Teresina está trabalhando de forma absolutamente transparente e sempre buscando encontrar soluções para a melhoria do transporte urbano de Teresina. A proposta de licitação foi elaborada com base no Plano Diretor de Transportes Públicos e Mobilidade Urbana.
Pang também ressaltou que a audiência pública é uma exigência da Lei de Licitações (Lei 8.666/1993), sendo um importante instrumento de participação popular no processo de elaboração do edital, que norteará todo o processo de transformação do sistema de transporte público de Teresina. “Vamos ouvir as sugestões e tentar adequá-las à nossa proposta, com o objetivo de aprimorá-la e, assim, licitar um serviço de transporte com mais qualidade e mais adequado à nossa cidade”.
Durante a audiência foi apresentado um diagnóstico da atual situação do modelo de transporte público de Teresina, que segundo Pang, está defasado. A licitação será aberta para todas as empresas do Brasil e as empresas vencedoras terão 15 anos para explorar as linhas em Teresina, porém, serão colocadas no contrato cláusulas em que a Prefeitura poderá rescindir o contrato caso essas empresas não cumpram as metas estabelecidas. “Entre os critérios que estamos colocando, está a qualidade, onde os veículos terão um padrão a ser cumprido. Além disso, vamos discutir um formato para o transporte publico ouvindo a população”, afirma Pang.
Até o final do ano será lançado o edital da licitação. No projeto está previsto um corredor de 44 quilômetros exclusivo para ônibus e a construção de oito terminais de integração, que dividirão as linhas de ônibus de Teresina em alimentares e troncais, além de três estações de transbordo nas praças da Bandeira, João Luís Ferreira e Saraiva.
Segundo o prefeito, a audiência marca de maneira inicial o processo de transformação do sistema de transporte público de Teresina. “Nosso objetivo é, além de apresentar nossa proposta de como funcionará esse novo sistema, também abrir um espaço de discussão sobre esse processo. Queremos receber sugestões, ideias que possamos acrescentar no edital de licitação, pois nosso intuito é sempre melhorar a vida da população, e entendemos que mudando o sistema de transporte vigente em nossa cidade, todos serão beneficiados”, afirmou o prefeito.
O superintendente da Strans, Pang Yen Hsiao, destacou que a Prefeitura de Teresina está trabalhando de forma absolutamente transparente e sempre buscando encontrar soluções para a melhoria do transporte urbano de Teresina. A proposta de licitação foi elaborada com base no Plano Diretor de Transportes Públicos e Mobilidade Urbana.
Pang também ressaltou que a audiência pública é uma exigência da Lei de Licitações (Lei 8.666/1993), sendo um importante instrumento de participação popular no processo de elaboração do edital, que norteará todo o processo de transformação do sistema de transporte público de Teresina. “Vamos ouvir as sugestões e tentar adequá-las à nossa proposta, com o objetivo de aprimorá-la e, assim, licitar um serviço de transporte com mais qualidade e mais adequado à nossa cidade”.
Durante a audiência foi apresentado um diagnóstico da atual situação do modelo de transporte público de Teresina, que segundo Pang, está defasado. A licitação será aberta para todas as empresas do Brasil e as empresas vencedoras terão 15 anos para explorar as linhas em Teresina, porém, serão colocadas no contrato cláusulas em que a Prefeitura poderá rescindir o contrato caso essas empresas não cumpram as metas estabelecidas. “Entre os critérios que estamos colocando, está a qualidade, onde os veículos terão um padrão a ser cumprido. Além disso, vamos discutir um formato para o transporte publico ouvindo a população”, afirma Pang.
Até o final do ano será lançado o edital da licitação. No projeto está previsto um corredor de 44 quilômetros exclusivo para ônibus e a construção de oito terminais de integração, que dividirão as linhas de ônibus de Teresina em alimentares e troncais, além de três estações de transbordo nas praças da Bandeira, João Luís Ferreira e Saraiva.
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