Viagora

Flora Izabel aprova três projetos de lei na Comissão de Administração

Uma das propostas da Deputada Flora Izabel (PT) foi instituir o dia 28 de agosto como feriado no Piauí, em alusão ao Dia Estadual dos Bancários e Funcionários de Bancos e Instituições de Crédito.

Uma das propostas da Deputada Flora Izabel (PT) foi instituir o dia 28 de agosto como feriado no Piauí, em alusão ao Dia Estadual dos Bancários e Funcionários de Bancos e Instituições de Crédito. A proposta foi um dos três projetos de lei apresentados, discutidos e aprovados nesta quarta-feira (21) durante a reunião da Comissão de Administração Pública da Assembléia Legislativa.

A deputada também teve aprovados outros dois projetos de lei: que dá prioridade, no sistema público de Saúde do Estado, ao atendimento à mulher vítima de violência; e que torna obrigatória a realização do “teste da linguinha” em recém-nascidos atendidos pelos estabelecimentos da rede pública e particular de Saúde do Piauí.

“Quase todas as categorias de trabalhadores tem seu dia reconhecido, comemoram e tem como presente o feriado do dia destinado àquela categoria... O dia 28 de agosto foi escolhido pela categoria por ser uma data marcante para os bancários de todo o país, já que foi no dia 28 de agosto de 1951 que os bancários de São Paulo decretaram, em assembléia geral, uma greve de 69 dias, enfrentando a repressão do antigo DOPS e a pressão de outros sindicatos da categoria”, lembrou.

Em relação ao projeto que prioriza o atendimento à mulher vítima de violência, a deputada argumentou que não raro, as mulheres são obrigadas a conviver não só com o trauma resultante da agressão, mas também com cicatrizes e outros danos físicos incapacitantes que as obrigam a abandonar suas rotinas.

“A prioridade pelo atendimento (à mulher agredida) na área de cirurgia plástica reparadora e psicoterápico pode devolvê-la para a vida, para o trabalho e a também a sua autoestima”, avalia.

Flora Izabel explica que a obrigatoriedade da realização do “teste da linguinha” nos hospitais e clínicas públicas e particulares vai detectar precocemente eventuais problemas de sucção durante a amamentação, mastigação e fala de recém-nascidos.

“O teste da linguinha realizado por fonoaudiólogos ganhou projeção mundial pelos benefícios proporcionados, o que recomenda que se torne obrigatória a sua realização pelo qual é possível diagnosticar precocemente se o bebê possui alterações no frênulo lingual, a chamada “língua presa”... A proposição busca que o exame seja gratuito nos hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde mantidos pelo Estado”, defendeu Flora Izabel.
Facebook
Veja também