Viagora

Deputados derrubam veto do Governo a LDO e elege membros do Conselho de Educação

Vinte e sete deputados disseram não ao veto, com três ausências

Em votação secreta, os deputados derrubaram na sessão de ontem (10), por unanimidade dos presentes, o veto parcial do governador Wilson Martins (PSB) ao Projeto de Lei que dispõe sobre as Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2014 (LDO) e aprovaram as indicações do Poder Executivo a dois novos membros para a composição do Conselho Estadual de Educação; além de cinco projetos de leis. O primeiro a ser votado foi o veto parcial do governador à Lei Orçamentária.

Vinte e sete deputados disseram não ao veto, com três ausências. Depois, em segunda discussão e votação, foi aprovada a proposta de emenda constitucional que ajusta a Constituição do Estado do Piaui com as alterações ocorridas na Constituição da República Federativa do Brasil. Também foi aprovado o projeto de resolução que dispõe sobre o regimento interno da Assembleia para fixar regras de procedimento para julgamento da prestação de contas dos gestores públicos estaduais; o indicativo de projeto de lei do deputado Hélio Isaias que propõe a gratuidade de entrada nos estádios, ginásios esportivos e parques aquáticos do Estado do Piauí às pessoas portadoras de deficiência; o projeto da deputada Rejane Dias que declara de utilidade pública a Associação Madre Cabrini das Missionárias do Sagrado Coração de Jesus; e o projeto do deputado Ismar Marques que denomina Dona Jandira Nunes Martins a escola agrotécnica de Santa Cruz do Piauí.

Por último foi votado o projeto de decreto legislativo que aprovou os nomes do padre Wellistane Carvalho Viana e do estudante Danilo César Moraes da Silva para comporem o colendo Conselho Estadual da Educação, na qualidade de titular. Depois de exporem as idéias que pretendem aplicar no conselho, os dois receberam 24 votos sim e 2 não. Um terceiro nome indicado pelo governo não compareceu. Segundo o presidente da sessão, deputado Themístocles Filho, ele estava viajando para o exterior.
Facebook
Veja também