Viagora

Plano Diretor vai melhorar gerenciamento das áreas verdes de Teresina

Teresina conta com 52 áreas verdes, entre parques e bosques.

Para melhorar o gerenciamento das áreas verdes de Teresina, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Seman), da Prefeitura de Teresina, está elaborando um estudo sobre a situação dos parques ambientais e bosques existentes no município. A intenção é criar um Plano Diretor com a unificação de todo o aparato, hoje disperso nas SDUs e outros órgãos da Prefeitura.
 
Segundo o secretário do Conselho de Meio Ambiente de Teresina (Condema), Rubens Luna, o município conta com 52 áreas verdes, entre parques e bosques, mas boa parte delas enfrentam problemas de conservação, não só pelo distanciamento da população, como também pela dispersão das ações oficiais de gerenciamento. Até hoje o gerenciamento dos parques é feito pelas SDUs, não havendo a unificação da política de conservação dos mesmos.
 
A criação do Plano Diretor, que já havia sido proposta pelo Conselho Municipal de Turismo e pela própria Seman, vai possibilitar a revitalização dos parques, possibilitando, inclusive, a participação mais efetiva da comunidade que precisa deles com urgência, tendo em vista as transformações climáticas que estão ocorrendo por causa do aquecimento global.
 
A Seman já concluiu a fase de planejamento e está concluindo a análise das informações de arquivo para começar os estudos de campo. Até meados de outubro um documento contendo a real situação das áreas verdes de Teresina será entregue aos órgãos municipais envolvidos com a questão do meio ambiente para uma tomada de decisão. A unificação da política de gerenciamento irá ajudar na preservação dos parques de Teresina.
Facebook
Veja também