Instituto Lula diz que denúncia do MPF é “injurídica e imoral”
O Instituto alega abuso de poder e perseguição ao ex-presidente por parte do MPF e afirma que essa é uma tentativa de constranger o ex-presidente.
O Instituto Lula divulgou uma nota na tarde desta segunda-feira (11) comentando sobre a denúncia do Ministério Público Federal que acusa Lula de editar a Medida Provisória 471/2009 para beneficiar o setor automotivo em troca de propina. A entidade diz que a nova denúncia é “não apenas improcedente, mas injurídica e imoral”.
- Foto: Agência PT
Ex-presidente Lula
O Instituto alega abuso de poder e perseguição ao ex-presidente por parte do MPF e afirma que essa é uma tentativa de constranger Lula. Segundo a nota, esse tema já foi explorado em uma ação penal e a medida seguiu todos os trâmites para sua aprovação.
Sobre a denúncia
De acordo com o MPF, os participantes do possível esquema de corrupção prometeram R$ 6 milhões para Lula e para o então chefe de gabinete dele, Gilberto Carvalho. Esse dinheiro seria para custear campanhas eleitorais do PT.
Veja a íntegra da nota do Instituto Lula:
Procuradores voltam a perseguir Lula com denúncia repetida
Mais uma vez membros do Ministério Público Federal abusam de suas prerrogativas legais para tentar constranger o ex-presidente Lula e manipulam o sistema judicial brasileiro para promover uma perseguição política que não pode mais ser disfarçada.
A nova denúncia do Ministério Público sobre a edição da Medida Provisória 471/2009 não é apenas improcedente, mas injurídica e imoral. Os procuradores que a assinam tentam explorar novamente um tema que já foi objeto de ação penal e julgamento na primeira instância há mais de um ano.
A Medida Provisória 471 foi editada em 2009, para prorrogar a vigência de incentivos fiscais que tornaram as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste responsáveis por 13% dos empregos na indústria automobilística brasileira, e por mais de 10% das exportações de automóveis pelo país.
São absolutamente corretos os trâmites da medida, desde a edição até a aprovação pelo Congresso Nacional, que a converteu em lei sem votos contrários. Somente a sanha persecutória de determinados procuradores contra o ex-presidente Lula pode explicar a tentativa de criminalização de uma política de desenvolvimento regional iniciada em governo anterior ao dele.
“O sentimento de oposição está em torno do nome de Joel”, diz Ciro Nogueira
Segundo o parlamentar, existe uma tendência de unificação em torno da candidatura de Joel Rodrigues, diante do aumento do número de adesões.Precisamos devolver o Piauí aos piauienses, declara Joel Rodrigues
O pré-candidato ao governo comentou sobre sua motivação para encarar a disputa, destacou os principais problemas do estado e esclareceu a escolha de Jeová Alencar como seu vice.TCE multa prefeito de Barras e instaura tomada de contas após constatar sobrepreço
A procuradoria do município informou que "esse processo ainda não chegou no setor".Justiça Eleitoral abre prazo para criação de novos locais de votação nas Eleições 2026
Conforme previsto no calendário oficial das Eleições Gerais de 2026, as medidas poderão ser adotadas até 20 de agosto.Avião com deputado federal Hildo Rocha faz pouso forçado em Timon
De acordo com o parlamentar, a aeronave seguia de Teresina, no Piauí, para a cidade maranhense Balsas quando precisou realizar a aterrissagem de emergência.










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir