Câmara aprova projeto que regulamenta Uber e outros aplicativos
O texto aprovado pela Câmara não inclui obrigatoriedade da placa vermelha.
A Câmara dos Deputados aprovou, nessa quarta-feira (28), o projeto de lei que regulamenta os serviços de transporte por aplicativos, como o Uber e o 99 POP.
O texto, que segue para a sanção presidencial, é um substitutivo de Deputado Daniel Coelho (PSDB-PE), ao Projeto de Lei do deputado Carlos Zaranttini.
Segundo a Agência Câmara, o projeto aprovado excluiu algumas exigências, tais como a placa vermelha, a obrigatoriedade de autorização específica, e a necessidade de o motorista ser o proprietário do carro.
A única emenda rejeitada na votação excluía dos municípios o poder de regulamentar a atividade e também a exclusividade de fiscalização, sendo barrada por 283 votos contra e 29 votos a favor. Assim, a exclusividade dos municípios para regulamentar e fiscalizar o serviço continua no texto.
- Foto: Divulgação/Agência Brasil
Aplicativos de corrida serão regulamentados pelos municípios.
Porém, a Câmara aprovou a emenda mais polêmica dos Senadores, que retira a necessidade e uma autorização específica disponibilizada pelo poder público municipal ou distrital, para a prestação do serviço nos municípios eu optarem por regulamentá-lo. A modificação seguiu com 277 votos favoráveis, 166 votos contrários e 11 abstenções.
Os Deputados contrários a autorização argumentaram que os motoristas ficariam irregulares nos municípios onde a regulamentação existente não prevê a concessão dessa autorização. Já os deputados favoráveis a medida, consideram que a autorização é decorrente da regulamentação municipal e traria mais segurança ao usuário.
Por fim, foi aprovada, em votação simbólica, a terceira emenda do Senado, que retira a obrigatoriedade da placa vermelha (registro e emplacamento na categoria aluguel) e da obrigatoriedade do motorista vinculado ao aplicativo ser o proprietário, fiduciante ou arrendatário do veículo.
- Foto: Divulgação/Agência Brasil
A Câmara derrubou uma das três emendas aprovadas pelo Senado.
O exercício da atividade ainda inclui certas exigências, entre as quais: veículo que atenda às características exigidas pela autoridade de trânsito e pelo poder público, com idade máxima estipulada pelo município; e carteira do motorista na categoria B ou superior com informação de que exerce atividade remunerada.
O texto também determina três diretrizes nos quais os municípios devem seguir na regulamentação do serviço. Devem ser cobrados efetivamente tributos municipais; exigidos dos motoristas o seguro de acidentes pessoais de passageiros (APP) e de seguro obrigatório de veículos (DPVAT); e a exigência de o motorista inscrever-se como contribuinte individual do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
-
Justiça Eleitoral abre prazo para criação de novos locais de votação nas Eleições 2026
Conforme previsto no calendário oficial das Eleições Gerais de 2026, as medidas poderão ser adotadas até 20 de agosto. -
Avião com deputado federal Hildo Rocha faz pouso forçado em Timon
De acordo com o parlamentar, a aeronave seguia de Teresina, no Piauí, para a cidade maranhense Balsas quando precisou realizar a aterrissagem de emergência. -
Partido Liberal decidiu retirar minha pré-candidatura ao Governo do Piauí, diz Toni Ro
O jornalista afirmou que decisão do partido será respeitada, descartou interesse em disputar vagas proporcionais e garantiu que continuará atuando no jornalismo e na fiscalização do poder público. -
Ciro Nogueira comemora aprovação de PEC que garante aposentadoria aos agentes de saúde
A matéria representa uma grande conquista para os agentes comunitários de saúde que já buscavam apoio parlamentar para sua aprovação. -
MP investiga vereador de Castelo do Piauí por acúmulo indevido de cargos
A apuração está sendo feita pelo promotor de Justiça Lucas Nonato da Silva Araújo.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir