Viagora

Risco da extinção do Fundeb será debatido em audiência na Alepi

A audiência que vai debater o assunto vai acontecer no próximo dia 25 de novembro na Assembleia Legislativa do Piauí.

O deputado estadual Franzé Silva (PT) propôs a realização de uma audiência pública, no próximo dia 25 de novembro, para discutir o fim do Fundo de Financiamento do Ensino Básico (Fundeb), proposto pelo Governo Federal. 

De acordo com o deputado, na audiência será produzido um documento para ser entregue aos senadores e deputados federais do estado. O deputado conta ainda que sem esse financiamento as prefeituras não conseguem manter a educação básica.

  • Foto: Divulgação/AlepiDeputado Franzé (PT) em sessão na Assembléia LegislativaDeputado Franzé (PT) em sessão na Assembleia Legislativa

“No Brasil, se o Fundeb deixar de existir metade das escolas vão fechar porque as prefeituras não têm condições de manter sozinhas esse financiamento. O fim do Fudeb está previsto para 28 de dezembro de 2020. A mobilização em todo o país deve começar agora. Aqui faremos a audiência no dia 25, no Brasil inteiro será dia 28”, comenta Franzé.

Ainda durante a sessão desta terça-feira (5), o líder do Governo, o deputado Francisco Limma (PT), comentou sobre o documento que foi recebido da Agência de Águas de Teresina (Agea) que informa diminuição da perda de água tratada na cidade. De acordo com o documento, o disperdício da água que já havia sido tratada caiu de 64% para 44,9%.

O Deputado Francisco Limma também falou sobre o investimento no valor R$ 2 bilhões de uma empresa espanhola na geração de energia solar no Piauí. Durante seu discurso, Limma falou sobre a maternidade Dona Evangelina Rosa, que estava interditada.

“Também quero informar que a Maternidade Dona Evangelina Rosa foi desinterditada. Antes mesmo da reunião do Conselho foi apresentado um relatório com o governo assumindo compromissos. O governo reconhece que a maternidade tem dificuldades e vamos resolver. Até que a nova maternidade esteja pronta ela vai funcionar prestando os melhores serviços à população”, explica o deputado.

Facebook
Veja também