Viagora

Eleições 2022: TSE irá identificar fake news enviadas por eleitores

De acordo com o TSE, o serviço de consulta de informações está presente no topo do menu das opções do assistente virtual do tribunal.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) através do serviço Tira-Dúvidas no whatsapp, anunciou que irá realizar análise de informações sobre as Eleições 2022 antes de repassar possíveis fake News (notícias falsas). Conteúdos que não passarem por verificações de organizações de checagem parceiras do TSE serão notificados pelo chatbot, nos aparelhos celulares.

De acordo com o TSE, o serviço de consulta de informações está presente no topo do menu das opções do assistente virtual do tribunal, com o objetivo de garantir com que os eleitores possam analisar de forma rápida e prática a veracidade de uma informação.

Conforme o Tribunal, o eleitor interessado deve acessar o menu “Consulta de Informações” e enviar um assunto, incluindo texto, imagem, áudio, vídeo ou ‘link’, para receber a verificação dos conteúdos.

Denúncia

O TSE informa ainda que caso o eleitor receba uma fake News, ele poderá denunciar através do Sistema de Alerta de Desinformação, desenvolvido pelo TSE, em funcionamento desde junho de 2022.

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também