Viagora

926 urnas eletrônicas foram substituídas em todo o Brasil, diz TSE

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a substituição de urnas eletrônicas é um procedimento usual a cada pleito.

Na manhã deste domingo (30), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou em seu primeiro boletim que 929 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas após apresentarem algum tipo de mau funcionamento em seções eleitorais de todo o Brasil.

De acordo com o TSE, a substituição de urnas eletrônicas é um procedimento usual a cada pleito, e a Justiça Eleitoral já prepara previamente equipamentos reserva que põem ser colocados em operação de imediato.

Conforme o Tribunal, caso não seja possível substituir a urna por outra, a votação manual com cédulas de papel em urna de lona será adotada. No entanto, até o momento não foi necessário realizar tal ato.

A Justiça Eleitoral informou que cerca de 537 mil urnas eletrônicas foram disponibilizadas, das quais 64.918 são de contingência, ou seja, ficam de reserva para serem acionadas em ações de necessidade. As 929 substituídas representam 0,17% do total de aparelhos.

As seções eleitorais de todo o Brasil ficam abertas das 8h às 17h no horário de Brasília. As localidades com outro fuso terão horário adaptado.

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também