Viagora

Votação do Orçamento pode ficar para 2023, diz Themístocles Filho

O parlamentar afirmou que o governador diplomado do Piauí, Rafael Fonteles, tem dialogado com o Poder Judiciário em busca de um entendimento após impasse com ação bilionária do TJ-PI.

Nesta terça-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e vice-governador diplomado, deputado Themístocles Filho (MDB) falou sobre a votação do Orçamento de 2023 que foi suspensa após ação bilionária movida pelo Tribunal de Justiça do Piauí, que representa impasse para as finanças do Estado.

O parlamentar afirmou que o governador diplomado do Piauí, Rafael Fonteles, tem dialogado com o Poder Judiciário em busca de um entendimento.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraDeputado Themístocles Filho
Deputado Themístocles Filho

“Rafael deseja o entendimento, ele está conversando com o poder judiciário para poder fazer esse atendimento até lá vai aguardar esses entendimentos”, pontua.

Com este impasse, a votação orçamentária pode ficar para o próximo ano, como explica Themístocles Filho. “Pode [ficar para o próximo ano], sem problemas. Isso aconteceu já no Governo Federal e não há nenhuma dificuldade em ser votado”, acrescenta.

De acordo com o deputado, na ausência de um novo planejamento financeiro para 2023, o que permanece valendo como base é o Orçamento aprovado em 2022. “Enquanto não se votar o orçamento de 2023, está em vigor o orçamento do ano anterior”, afirma Themístocles Filho.

Apesar de ser um fato atípico para o estado do Piauí, o presidente da Casa Legislativa tranquilizou a população e ressaltou que o Estado tem buscado resolver a situação.

“É uma novidade, mas isso já aconteceu em outros estados, no governo federal e na vida a gente tem que buscar o entendimento e é isso que o governador Rafael está lutando. A assembleia continua no aguardo deste entendimento”, aponta.

Facebook
Veja também