Viagora

TRE do Piauí recebe 1300 novas urnas eletrônicas para eleições

Além desta remessa o estado conta com mais cinco modelos, desde 2009, que são submetidas três vezes ao ano a certificações de segurança

Na última segunda-feira (16), a Seção de Voto Informatizado (SEVIN) enviou ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE – PI) cerca de 1.300 urnas eletrônicas do modelo 2020, já para o mês de junho está prevista a entrega de 1.870 urnas. Elas serão armazenadas no Fórum Eleitoral e utilizadas nas eleições de 2022.

Conforme o TRE-PI, nesta previsão, o parque de urnas eletrônicas do Estado do Piauí irá crescer para 13.363. Além desta remessa o estado conta com mais cinco modelos, desde 2009, que são submetidas três vezes ao ano a certificações de segurança digital visando monitorar seu funcionamento regular. Como ocorre a todas as urnas recebidas na Central da SEVIN.

Foto: Divulgação/TRE-PIUrnas eletrônicas - Modelo 2020
Urnas eletrônicas - Modelo 2020

De acordo com a Justiça Eleitoral, ao meio das mudanças estabelecidas no modelo 2020, em relação ao modelo de 2015, tem-se a bateria de Lítio Ferro-Fosfato que exige menos custos de conservação, o terminal do mesário passa a ser totalmente gráfico, sem teclado físico e com super sensível ao toque.

Por Isadora Cavalcante.

Facebook
Veja também