Coligações para governo e senado devem ser as mesmas, decide TSE
Segundo TSE, partidos coligados para concorrer aos governos dos estados, não podem fazer outra aliança para o cargo de Senador e Governador.
Nessa terça-feira (21), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu por quatro votos a três, que partidos coligados para concorrer aos governos dos estados, não podem fazer outra aliança para o cargo de Senador e Governador.
Na sessão, foi decidido que, nos casos em que a coligação não abranja as duas vagas, de governador e senador, o TSE autorizou os partidos a lançarem candidaturas próprias - fora da aliança - para o cargo remanescente. Também foi confirmado a possibilidade de lançar candidatura ao cargo de senador individualmente, por agremiação.
A decisão foi motivada por uma consulta feita pelo deputado federal Waldir Soares de Oliveira (União Brasil – GO) que cobrou posição, do TSE, se um partido sem coligação pode lançar candidato ao Senado e se é obrigatório que as coligações firmadas na disputa ao governo do Estado sejam seguidas em relação ao Senado. Também questionou as possibilidades de lançamento de candidaturas de senadores quando já houver aliança definida.
Os ministros Mauro Campbell, Benedito Gonçalves, Carlos Horbach e Alexandre de Moraes foram favoráveis a medida. Já os votos contrários foram dados pelos ministros Ricardo Lewandowski, Sergio Banhos e pelo presidente do TSE, Edson Fachin.
Com informações da Agência Brasil.
Tribunal Superior Eleitoral - TSE
-
PDT declara apoio à reeleição de Lula em 2026 durante convenção nacional em Brasília
Segundo Evandro, o PDT dá um passo importante no cenário político ao se posicionar de forma antecipada. -
Joel Rodrigues e Ciro Nogueira intensificam agenda e convidam população para convenção
A convenção será realizada dia 1º de agosto, a partir das 16h, no Clube dos 100, localizado no bairro Parque Piauí, zona Sul de Teresina. -
Não tem condição do PSDB se aliar ao Progressistas no 1º turno, diz Jorge Lopes
O presidente estadual do partido afirma que legenda seguirá independente e defende que a oposição mantenha diferentes projetos para disputar as eleições de 2026 -
Anyara Santos aparece entre as 5 pré-candidatas mais citadas para deputada estadual
A candidatura de Anyara Santos será oficializada na Convenção do MDB que acontecerá no próximo sábado (25). -
MP investiga contrato da prefeita de Santa Cruz do Piauí para aquisição de pneus
A prefeitura informou que foi notificada para uma audiência e reafirma seu compromisso com a legalidade e transparência
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir