Viagora

Confira os candidatos à Presidência da República nas eleições de 2022

Entre os postulantes que vão disputar o Palácio do Planalto, estão: Ciro Gomes (PDT), Constituinte Eymael (DC), Felipe D'Avila (Novo), Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT) e demais candidatos.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu doze registros de candidaturas a presidência da República para as eleições deste ano. Até o dia 12 de setembro o órgão deve analisar e julgar todos os pedidos. A campanha eleitoral de forma oficial se inicia nesta terça-feira (16).

Entre os postulantes que vão disputar o Palácio do Planalto, estão: Ciro Gomes (PDT), Constituinte Eymael (DC), Felipe D'Avila (Novo), Jair Bolsonaro (PL), Léo Péricles (Unidade Popular–UP), Lula (PT), Pablo Marçal (Pros), Roberto Jefferson (PTB), Simone Tebet (MDB), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União Brasil), e Vera (PSTU).

Foto: Montagem/ ViagoraCandidatos a presidência da República.
Candidatos a presidência da República.

Ciro Gomes (PDT):

Apesar de consolidar sua carreira política no Nordeste, Ciro Gomes, 64 anos, é oriundo de Pindamonhangaba (SP), mas já assumiu o cargo de prefeito de Fortaleza em 1988, e foi eleito dois anos depois governador do estado do Ceará em 1990.

O político renunciou ao cargo de governador em 1994, pois foi indicado pelo PSDB, partido o qual era filiado, para assumir o Ministério da Fazenda, no governo de Itamar Franco (1992-1994).

Além disso, no governo do ex-presidente Lula de 2003 a 2006 Ciro Gomes assumiu o cargo de Ministro da Integração Nacional. O advogado também já foi deputado federal e exerceu dois mandatos de deputado estadual no Ceará.

A candidata a vice-presidente é Ana Paula Matos (PDT), que foi eleita em 2020 vice-prefeita de Salvador junto a Bruno Reis (União Brasil), que encabeçava a chapa.

Ana Paula tem 44 anos e é uma mulher negra que defende pautas sociais e de combate à pobreza, além de lutar fortemente contra o racismo e defender políticas afirmativas. Caso for eleita, a candidata será a primeira mulher negra a ocupar o cargo no Brasil.

Constituinte Eymael (DC):

O advogado José Maria é de Porto Alegre, tendo cursado filosofia e direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pela sexta vez, o candidato está disputando o Planalto.

Com especialização em direito tributário, Constituinte Eymael é empresário há 50 anos atuando nas áreas de marketing, comunicação e informática.

Constituinte Eymael se filiou no Partido Democrata Cristão (PDC) em 1962, e começou a atuar na Juventude Democrata Cristã. O economista João Barbosa Bravo, de 75 anos, é seu vice na chapa, ele está registrado como Professor Bravo.

Felipe D’Avila (Novo):

O escritor e cientista político Felipe D’Avila está se candidatando pela primeira vez ao cargo e tem como candidato a vice-presidente o deputado federal Tiago Mitraud (Novo-MG).

Felipe D’Avila após se formar integrou a Fundação Estudar, organização referência no desenvolvimento de lideranças e concessão de bolsas de estudo no Brasil. Por fim, o cientista político foi diretor executivo (CEP) da Fundação Estudar com atuação nos últimos três anos.

Jair Bolsonaro (PL):

O presidente da República do Brasil está disputando a reeleição neste ano junto ao candidato a vice na chapa o militar da reserva Walter Souza Braga Netto. Bolsonaro assumiu o cargo em 1º de janeiro de 2019, se consolidando como o 38º presidente do país.

O presidenciável já atuou como deputado federal entre 1991 e 2018 pelo Rio de Janeiro, e é militar reformado, com formação na Academia Militar das Agulhas Negras em 1977.

Seu vice na chapa já assumiu o cargo de ministro-chefe da Casa Civil em 2020 e no ano passado em março foi nomeado ministro da Defesa.

Léo Péricles (Unidade Popular–UP):

O técnico de eletrônica e mecânico é o único homem negro que está na disputa presidencial. Leonardo Péricles é oriundo de movimentos estudantis responsável por introduzir a política em sua vida no início dos anos 2000.

A candidata a vice-presidente na chapa é a dentista Samara Martins, de 34 anos, natural de Belo Horizonte, assim como o presidenciável.

Lula (PT):

Eleito presidente da República por duas vezes, de 2003 até 2006, e de 2007 até 2011, Luiz Inácio Lula da Silva, de 76 anos, está buscando o terceiro mandato nestas eleições. A aposta da chapa como candidato a vice é o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB).

Lula teve sua prisão decretada pelo então Juiz Sérgio Moro em 2018, diante da Operação Lava-Jato, após ser condenado a nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Por isso, não participou da última eleição.

Contudo, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin anulou as condenações do presidenciável no ano passado, por entender que a 13ª Vara Federal em Curitiba não tinha competência legal para julgar as acusações, tornando Lula elegível, decisão confirmada em plenário pelo Supremo no mesmo ano, o plenário.

Pablo Marçal (Pros):

O empresário goiano, Pablo Marçal, está se candidatando pela primeira vez a um cargo público. Sua candidata a vice na chapa será a policial militar de São Paulo, Fátima Pérola Neggra, de 54 anos.

Além de atuar como empreendedor imobiliário e digital, o candidato também é conhecido como autor de livros de autogestão e por palestras e vídeos motivacionais.

Roberto Jefferson (PTB):

Há décadas Roberto Jefferson, de 69 anos, está atuando na política nacional, assumindo seu primeiro mandato como deputado federal em 1983 e logo após por seis mandatos consecutivos.

O político confessar participação no esquema do mensalão e teve seu mandato cassado. O ministro Alexandre de Moraes, decretou a prisão preventiva em agosto de 2021 por ataques às instituições em redes sociais. Já no início deste ano, devido sua saúde, Jefferson está cumprindo prisão domiciliar desde janeiro.

Como candidato a vice-presidente na chapa, o partido escolheu Padre Kelmon, que atua no Movimento Cristão Conservador do PTB (MCC) e o Movimento Cristão Conservador Latino Americano (Meccla).

Simone Tebet (MDB):

Formada em direito, Simone Tebet começou a construir sua carreira na política em 2003 como deputada estadual. Também foi prefeita da sua cidade natal por dois mandatos, de 2005 a 2010.

A candidato se destacou nacionalmente devido sua forte atuação na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia do Senado, em 2021.

A também senadora Mara Gabrilli pelo PSDB de São Paulo, de 53 anos, é candidata a vice-presidente nestas eleições, ela é publicitária e psicóloga.

Sofia Manzano (PCB):

A economista Sofia Manzano assumiu o cargo de professora do curso de economia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia em 2013. A docente iniciou na militância do PCB durante a campanha presidencial de 1989.

O candidato a vice-presidente será o sindicalista e jornalista Antônio Alves, de 43 anos, natural do Recife, filiado a mesma sigla da presidenciável há 20 anos.

Soraya Thronicke (União Brasil):

Eleita senadora pelo Mato Grosso do Sul em 2018 pelo então Partido Social Liberal (PSL) – atualmente Soraya Thronicke integra o União Brasil e está estreando nesta disputa.

Além disso, a candidata atuou como vice-líder do governo no Congresso Nacional e, está atualmente na coordenação política da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no Senado Federal.

Marcos Cintra, de 76 anos, é candidato à Vice-Presidência nesta chapa. O político é formado em economia e tem especialização em planejamento econômico pela Universidade de Campinas.

Vera (PSTU):

A candidata ao Planalto está no PSTU desde a fundação da sigla em 1994, Vera Lúcia tem 54 anos e é operária sapateira.

Está não é a primeira vez que Vera se participa da disputa, a operária se candidatou à Presidência da República em 2018 e teve como vice o professor Hertz Dias, do Maranhão.

A chapa tem representação indígena da etnia Tremembé, com a candidata a vice-presidência Kunã Yporã (Raquel Tremembé), de 39 anos e é pedagoga.

Com informações da Agência Brasil

Facebook
Veja também