Veja quais são as condutas proibidas aos gestores públicos na campanha
De acordo com a resolução do TSE N°23.610 contém uma série de permissões e restrições sobre a propaganda eleitoral para as Eleições 2022.
Com o início da campanha eleitoral que foi permitida a partir do dia 16 de agosto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é o momento em que os candidatos e candidatas, bem como eleitores e eleitoras, ficarem atentos às condutas proibidas aos agentes públicos.
De acordo com a resolução do TSE N°23.610 contém uma série de permissões e restrições sobre a propaganda eleitoral para as Eleições 2022, que devem ser observadas por partidos, coligações e federações partidárias.
É permanentemente proibido aos agentes públicos ceder ou usar em benefício de candidato, partido coligação ou federação partidária, bens móveis ou imóveis pertencentes à administração direta ou indireta da União, dos estados, do Distrito Federal, dos municípios e territórios.
Além disso, a norma proíbe ceder servidora ou servidor público – ou pessoa empregada da administração direta ou indireta federal, estadual ou municipal do Poder Executivo, para comitês de campanha durante o horário de expediente normal.
Até o uso de seus serviços nos comitês é vedado. Com exceção a pessoa servidora ou empregada que estiver licenciada.
Além disso, também é vedado ao agente público uso de materiais ou serviços, custeados por governos ou casas legislativas, que ultrapassem as prerrogativas fixadas nos regimentos e normas dos órgãos que integram.
Na parte de publicidade, é proibido aos agentes públicos em campanha eleitoral fazer pronunciamento em cadeia de rádio e de televisão fora do horário eleitoral gratuito, com exceção, à critério da Justiça Eleitoral, tratando-se de matéria urgente, relevante e característica das funções de governo.
A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos devem ter caráter educativo, que informe e tenha orientação social. Não podem constar nas publicidades, nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal, de autoridades ou de servidoras públicas e servidores públicos.
Não é permitido nos três meses que antecedem o pleito até a posse das pessoas eleitas, nomear contratar, admitir, demitir sem justa causa, eliminar ou readaptar vantagens, dificultar ou impedir o exercício funcional, bem como remover, transferir u exonerar servidora ou servidor público na circunscrição das eleições.
Por fim, os agentes públicos não podem comparecer a inaugurações de obras públicas nos três meses que antecedem a eleição.
Tribunal Superior Eleitoral - TSE
Eleições 2022
-
MP investiga contrato da prefeita de Santa Cruz do Piauí para aquisição de pneus
A prefeitura informou que foi notificada para uma audiência e reafirma seu compromisso com a legalidade e transparência -
“O sentimento de oposição está em torno do nome de Joel”, diz Ciro Nogueira
Segundo o parlamentar, existe uma tendência de unificação em torno da candidatura de Joel Rodrigues, diante do aumento do número de adesões. -
Precisamos devolver o Piauí aos piauienses, declara Joel Rodrigues
O pré-candidato ao governo comentou sobre sua motivação para encarar a disputa, destacou os principais problemas do estado e esclareceu a escolha de Jeová Alencar como seu vice. -
TCE multa prefeito de Barras e instaura tomada de contas após constatar sobrepreço
A procuradoria do município informou que "esse processo ainda não chegou no setor". -
Justiça Eleitoral abre prazo para criação de novos locais de votação nas Eleições 2026
Conforme previsto no calendário oficial das Eleições Gerais de 2026, as medidas poderão ser adotadas até 20 de agosto.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir