Viagora

Previsão é iniciar atualização do CadÚnico em fevereiro, diz Wellington

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, destacou os principais direcionamentos que serão trabalhados neste primeiro momento e os próximos passos da pasta.

Em reunião realizada com o governador do Piauí, Rafael Fonteles, nessa sexta-feira (13), o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, destacou os principais direcionamentos que serão trabalhados neste primeiro momento e os próximos passos da pasta.

A previsão é de que a partir de fevereiro o Governo Federal inicie a atualização do Cadastro Único, além do programa social Busca Ativa no Piauí e em todo o Brasil, como explica o ministro Wellington Dias.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraEx governador Wellington Dias
Ex governador Wellington Dias

“Eu fiz uma apresentação, acertamos o trabalho que a nossa equipe do MDS vem conhecer experiências do Piauí, também eu pedi que pessoas da equipe aqui pudessem ir ao MDS em outros momentos, se integrando com outras regiões do Brasil e nós vamos trabalhar nas duas principais direções. Primeiro, agora o Estado eu vou ter uma agenda aqui também com o presidente da APPM e os municípios com as entidades que estiveram presentes na reunião para que a gente possa já em fevereiro ter a pactuação e já começar a atualização do Cadastro Único já iniciar também no Piauí e no Brasil o programa Busca Ativa, dar a mão a pessoas que estão passando fome, passando necessidade e tem o direito ao Bolsa Família”, explica.

Dias também pontua que a pasta  deve trabalhar no desligamento de beneficiários sociais que ingressaram nos programas de forma indevida, sem realmente possuir o direito. A partir do CadÚnico políticas públicas serão impulsionadas como vacinação, matrículas de alunos na rede pública e demais medidas.

“Nós vamos também trabalhar com atualização do cadastro, fazer o desligamento de quem não tiver o direito e ainda vamos trabalhar junto com base no Cadastro Único nas diversas políticas da habitação, políticas relacionadas a água, a energia, documentação, vacinação, matrículas de crianças e adolescentes como prevê inclusive as contrapartidas, ou seja, são trinta programas sociais, alguns diretamente pelo estado, como da segurança alimentar, acertamos as condições de um projeto para a exposição nessa área de restaurante popular, cozinha solidária para garantir também esse olhar com a parte nutricional junto com a merenda escolar”, garante.

Facebook
Veja também