Viagora

Governo Rafael focará na transformação digital, diz Washington Bonfim

O secretário de Planejamento destacou que este é apenas um dos focos do governo de Rafael que pretende modernizar os processos internos e serviços externos do Estado.

O secretário estadual de Planejamento, Washington Bonfim destacou nessa última quinta-feira (07), que um dos focos da gestão do governador Rafael Fonteles, será a transformação digital visando trazer melhorias para os serviços internos e externos.

O gestor da pasta destacou que em um primeiro momento o objetivo será modernizar os processos internos do governo. "Nós temos alguns focos importantes do governo Rafael, um deles é a questão da transformação digital. Primeiro a questão de modernização de processos internos ao governo do estado, depois facilitar isso para o servidor, não necessariamente vai correr em paralelo e também a questão para o cidadão, ou seja, os serviços que ele vai poder utilizar sem precisar necessariamente ter que se dirigir fisicamente a um local específico do governo do estado”, destaca.

Foto: Letícia Dutra/ViagoraWashington Bonfim
Washington Bonfim

Washington Bonfim ainda destaca que no setor da saúde, o secretário Antônio Luís, já tem buscado estudar a ampliação da telemedicina visando facilitar os atendimentos aos piauienses. O gestor ainda ressaltou a importância da pasta de Planejamento que visa integrar as políticas públicas de todas as secretarias.

“Na área de saúde a gente já está trabalhando, no caso o secretário Antônio Luís está vendo as alternativas, por exemplo de telemedicina pra avançar diminuir filas de consultas e o papel da secretaria de planejamento vai ser um papel de alinhamento dessas políticas e caminhar na determinação de integrar os sistemas, porque hoje o estado já tem bastante sistema, os sistemas internos que tem uma dificuldade que não se comunicarem e, especialmente, ainda não chegam com força junto, como serviço junto à população”, diz Bonfim.

Em relação ao enxugamento da máquina pública, Bonfim mencionou a extinção de cargos e afirmou que uma das determinações de Fonteles diante da necessidade de mudança nesta estrutura, seria impacto zero nas despesas administrativas.

Na realidade, alguns enxugamentos já foram realizados na questão da fundação de saúde ela foi extinta e foram extintos vários cargos em função da reforma administrativa que foi votada pela Assembleia Legislativa ainda no mês de dezembro e a ordem do governador é que, por acaso haja alguma necessidade de outra estrutura dentro do governo do estado sempre seja com impacto zero do ponto de vista das despesas administrativas”, destaca.

Facebook
Veja também