Viagora

Lei prevê instalação de rampas em faixas de areia das praias no Piauí

O regulamento tem como objetivo fomentar a implantação de estruturas que possibilitem ao cadeirante não só circular nas faixas de areia, mas também ter acesso ao banho nas praias.

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), aprovou o projeto de lei da Deputada Estadual, Bárbara do Firmino (Progressistas), que prevê a criação do programa “Praia para Todos”. O regulamento tem como objetivo fomentar a implantação de estruturas que possibilitem ao cadeirante não só circular nas faixas de areia, mas também em poder tomar banho no mar.

Segundo as informações da parlamentar, mesmo com os os avanços e direitos para proporcionar o bem-estar das pessoas com deficiência, elas ainda são são impedidas ter acesso ao banho nas praias em decorrência da falta de estrutura. A areia fofa impede a circulação das cadeiras de rodas, problema este facilmente sanada com a implantação de esteiras; muitas das nossas praias sequer possuem rampas de acesso à faixa de areia.

Foto: Divulgação/AscomBárbara do Firmino (Progressistas)
Bárbara do Firmino (Progressistas)
A deputada Bárbara, informou que caso o programa seja sancionado, a estrutura de acessibilidade será constituída inicialmente pela disponibilização de vagas de estacionamento para os deficientes em local mais próximo possível da área de implantação do programa, na instalação de rampas de acesso à faixa de areia, implantação de esteiras de acesso às cadeiras de rodas e rampa de acesso para o banho, além de tendas para acomodar as pessoas portadoras de deficiência e seus familiares. “Com essas medidas estaremos criando uma estrutura para que as pessoas com deficiência possam ter acesso de maneira tranquila à praia”, falou a parlamentar.

Bárbara  relatou que a parceria dos municípios piauienses que possuem costa litorânea ou pontos turísticos similares com a Secretaria de Estado do Turismo e a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência do Piauí será de suma importância para que o programa seja implantado. “A união de esforços é o que vai no ajudar na execução desse programa, que irá beneficiar muitas pessoas”, disse.

De acordo com Bárbara, o programa vai demandar recursos financeiros e humanos para a sua implantação. “Acreditamos que os benefícios proporcionados às pessoas com deficiência, bem como ao turismo em nosso estado superará a questão. O programa vai proporcionar cidadania para essas pessoas, que são excluídas por conta da sua deficiência”, ressalta.

Facebook
Veja também