Viagora

Governo Lula foi um fracasso no 1º semestre, diz Elmano Férrer

O ex-senador do Progressistas fez uma análise da articulação política do presidente Lula (PT) e da gestão administrativa do petista nesses últimos meses

Em meio a sua vivência no Congresso Nacional, o ex-senador Elmano Férrer (Progressistas) fez uma análise da articulação política do presidente Lula (PT). Ao Viagora, Elmano declarou ainda que a gestão administrativa do petista foi um fracasso nesses últimos cinco meses.

Segundo o ex-parlamentar, o Brasil está dividido ideologicamente, fato que foi demonstrado a partir da margem apertada de votos entre Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Diante deste cenário, Elmano explicou que o atual chefe do executivo necessita utilizar recursos conciliadores que possam garantir o princípio da diplomacia.

Foto: Matheus Santos/ViagoraEx-Senador Elmano Férrer
Ex-Senador Elmano Férrer

“Foi uma eleição que ele disputou com o Bolsonaro em que praticamente o vencedor teve uma margem muito pequena, ou seja, o país saiu dividido, no meu entendimento. Ele tem que ter muita habilidade, inclusive no contexto da geopolítica porque ele está revelando-se ideologicamente, tomando um lado e o Brasil sempre teve um equilíbrio, sobretudo da diplomacia. Eu vejo que ele está precisando de uma ação conciliadora, mas vendo que metade da nação ficou de um lado e a outra metade do lado dele, ou seja, o país está dividido”, explica.

Para o ex-senador, que esteve no Congresso Nacional por oito anos, um estadista precisa proporcionar um equilíbrio legítimo. “Pela minha formação acho que a um estadista compete ter o legítimo equilíbrio, sobretudo ele em um país ideologicamente dividido, ele tem que ter um conciliador liderador”, afirma.

Elmano ainda fez uma análise do período em que Bolsonaro assumiu a presidência da República e a movimentação política da direita no país. “O Lula tem que se convencer de que primeiro, foi uma eleição difícil, segundo o governo do Bolsonaro caracterizou por tirar a clausura a direita, que vivia por trás das portas e ela veio muito aguerrida no ano passado. O Brasil é um país que tem uma importância fundamental no contexto das nações, nós somos a 9ª economia do mundo”, avalia.

De acordo com o ex-parlamentar, Lula foi intempestivo no contexto geopolítico e não tem habilidade de articulação política interna. Elmano também avaliou a gestão do petista de forma negativa.

“O presidente tem que ter muito equilíbrio, ele já se brasilizou no contexto das nações, ou seja, ele começou de forma muito intempestiva, a impulsão na geopolítica, ele deveria ter ouvido mais os decanos do Itamarty. Ele não tem hoje uma articulação política no âmbito interno. O Lula não pode se vangloriar em função desses quase seis meses que foi um fracasso por falta de habilidade política na articulação, ou seja, houve uma falha muito grande”, conclui.

Facebook
Veja também