Viagora

TSE declara Bolsonaro inelegível até 2030 por 5 votos a 2

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no entendimento da maioria o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

Nesta sexta-feira (30), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por maioria dos votos, condenou o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), à inelegibilidade por oitos anos. Diante disso, o político deve ficar impedido de disputar as eleições até 2030.

O julgamento do processo foi realizado em quatro sessões que resultou em 5 votos contra 2, dos ministros Kassio Nunes Marques e Raul Araújo. O alvo da condenação foi o comportamento de Bolsonaro durante reunião realizada com embaixadores em 2022, no Palácio da Alvorada, onde o ex-presidente teria atacado o sistema eletrônico de votação.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, no entendimento da maioria Bolsonaro cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

A ministra Cármen Lúcia já havia adiantado que acompanharia a maioria dos votos pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro. Além de insultar o sistema de votação, Cármen também avaliou que o político convocou a reunião para atacar os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do TSE. 

Após a conclusão do julgamento do TSE, o próximo passo é a leitura dos votos do ministro Nunes Marques e do presidente, Alexandre de Moraes, que serão os últimos a serem proferidos.

A decisão cabe recurso.

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também