Viagora

Rafael quer reforma tributária e unificação de impostos sobre consumo

O governador do Piauí acredita que a mudança contribuirá para o desenvolvimento econômico do Brasil.

Nesta quarta-feira (05), o governador do Piauí, Rafael Fonteles, defendeu a proposta de reforma tributária que tramita no Congresso Nacional. O chefe do executivo afirmou que a mudança contribuirá para o desenvolvimento da economia do Brasil e investimento na população.

Na terça-feira (04), Rafael já havia tratado do assunto com representantes do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz). O gestor acredita que na sexta-feira (07), a Câmara dos Deputados poderá votar a reforma.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíGovernador Rafael Fonteles
Governador Rafael Fonteles

Rafael Fonteles também defendeu a unificação de taxas de consumo, com a criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA). “A grande maioria dos governadores, agentes políticos e setores econômicos estão concluindo que o IVA é o melhor modelo. Temos que dar esse passo de modernidade, simplificação e justiça tributária, o que colocaria o nosso país alinhado com os mais desenvolvidos do mundo”, afirma.

De acordo com o Governo do Estado, na pauta de reforma tributária está incluso também a discussão sobre a construção do Fundo de Desenvolvimento Regional. Com recursos advindos da União, o FDR será uma compensação aos municípios com o fim de benefícios fiscais.

O Governo Federal quer disponibilizar R$ 40 bilhões, mas os estados buscam um valor maior, de R$ 75 bilhões. Segundo Rafael Fonteles, está havendo uma negociação com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para chegar em um consenso.

“Queremos um fundo que garanta infraestrutura e fomento à economia, de forma que todas as regiões, especialmente as mais pobres, possam se industrializar e diminuir as desigualdades perante as outras”, disse.

Para Rafael Fonteles, com a aprovação do modelo tributário, as empresas brasileiras serão mais competitivas no mercado mundial e a população terá mais poder de compra.

Facebook
Veja também